A revolução da construção: casas impressas em 3D já são realidade

Em Nova Lima- MG, um imóvel de 57m² impresso em 3D chama atenção pela inovação e preço acessível

Por Plox

09/04/2024 14h38 - Atualizado há 20 dias

Morar em uma casa construída sem o uso tradicional de tijolo, areia e reboco não é mais coisa de filme de ficção científica. Em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, um imóvel construído com tecnologia de impressão 3D vem mostrando o futuro da construção civil. Este imóvel, que conta com sala, cozinha, banheiro e dois quartos, está avaliado em R$ 120 mil.

Foto: Grupo Katz/Divulgação

Tecnologia e inovação

A casa, com 57m², é fruto de uma técnica que utiliza microconcreto como matéria-prima, prometendo mais resistência, durabilidade e, principalmente, economia. Daniel Katz, líder do Grupo Katz e cofundador da Cosmos 3D, a empresa por trás dessa inovação, revelou que o primeiro imóvel comercializado com esta tecnologia será erguido na Costa do Descobrimento, Bahia.

A impressora responsável pela construção pesa quase três toneladas e tem dimensões impressionantes, com 11,91 metros de comprimento, 6,58 metros de largura e 4,22 metros de altura. O processo de construção, marcado pela precisão e pela redução quase total de desperdício, leva cerca de oito dias, divididos entre impressão, montagem e acabamentos.

Segundo Katz, o uso dessa tecnologia não se limita à construção de casas, abrindo possibilidades infinitas para a criação de mobiliário e outros projetos arquitetônicos, incluindo um prédio de até cinco pavimentos voltado para habitação popular.

Legislação e segurança

Apesar das inovações, Nicolau Neder, gerente do Departamento de Fiscalização do CREA-MG, enfatiza que as construções impressas em 3D devem seguir as mesmas regulamentações legais e de segurança que as construções tradicionais. Isso inclui a aprovação de projetos arquitetônicos pelas prefeituras e a elaboração de projetos complementares como fundação, hidrossanitário e de eletricidade.

A garantia de segurança e qualidade dessas novas construções recai sobre os profissionais responsáveis, que devem ser habilitados para garantir a execução adequada do projeto. Neder reforça a importância da habilitação dos profissionais envolvidos, seja na execução do projeto ou na construção, como forma de assegurar a melhor execução possível.

Foto: Grupo Katz/Divulgação
Foto: Grupo Katz/Divulgação
Foto: Grupo Katz/Divulgação
Foto: Grupo Katz/Divulgação

 

 


 

Destaques