Operação da PF desarticula rede de lavagem de dinheiro ligada ao tráfico

Prisões e apreensões acontecem em várias cidades, com foco em membros de organização criminosa no Ceará

Por Plox

09/04/2024 11h58 - Atualizado há 20 dias

Em uma ampla operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) no início desta semana, dois médicos foram presos por suspeita de envolvimento em uma rede de lavagem de dinheiro para um conhecido grupo criminoso com base em Fortaleza, Ceará. As prisões ocorreram na segunda-feira, 8 de abril, nas cidades de Garça, em São Paulo, e Novo Itacolomi, no Paraná, destacando-se no combate a uma organização criminosa responsável por significativas operações financeiras ilegais.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A investigação ganhou destaque com a prisão do líder da facção criminosa na última sexta-feira, dia 5 de abril, quando tentava emitir um passaporte em uma delegacia da PF localizada em um shopping de Fortaleza. Esta ação seguiu-se a operações de busca e apreensão realizadas na residência do suspeito, em um condomínio de luxo na região metropolitana da capital cearense, onde dois veículos foram confiscados.

Ações contínuas contra o crime organizado

Durante a semana, os esforços das autoridades levaram à apreensão de um veículo adicional em Fortaleza e à execução de mandados de busca em Brasileia, Acre. A operação se expandiu para outras partes do país na terça-feira, 9 de abril, com buscas domiciliares em cidades estratégicas, incluindo Fortaleza (CE), Trairão (PA), Rondon (PA), Camocim (CE), Açailândia (MA), Várzea Grande (MT), Fernandópolis (SP), Foz do Iguaçu (PR), Caruaru (PE), e Olinda (PE).

Um advogado foi detido em Várzea Grande, Mato Grosso, e as autoridades procederam ao sequestro de imóveis e veículos relacionados ao grupo. A investigação revelou que a organização criminosa movimentou mais de R$ 33 milhões, evidenciando a complexidade e a amplitude das operações financeiras ilegais.

A Justiça autorizou um total de 13 mandados de prisão, além de permissão para realizar buscas em 44 endereços, marcando um significativo avanço na luta contra o crime organizado e a lavagem de dinheiro no Brasil. A operação reflete o comprometimento das autoridades em desmantelar redes criminosas que operam tanto dentro quanto fora do país, enfatizando a importância da cooperação interagencial e da vigilância contínua para a segurança nacional.

Destaques