Abusos sexuais em abrigos: suspeitos são presos no Rio Grande do Sul

Detalhes sobre vítimas e reforço policial

Por Plox

09/05/2024 09h43 - Atualizado há 11 dias

Ao menos quatro homens foram presos, suspeitos de abusar sexualmente de menores de idade nos abrigos destinados às vítimas das fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. As prisões ocorreram em diferentes abrigos e em dias distintos, conforme informou a Polícia Civil. Segundo o secretário de Segurança Pública do estado, Sandro Caron de Moraes, as vítimas já sofriam abusos no ambiente doméstico antes de serem encaminhadas aos abrigos.

Divulgação/Brigada Militar do RS
 

A delegada Adriana da Costa afirmou que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas e que os suspeitos estão sendo investigados. Ela destacou que a Polícia Civil reforçou sua presença nos locais, orientando e colaborando com outras secretarias para auxiliar a população nos abrigos.

A Brigada Militar e a Polícia Civil implementaram patrulhas 24 horas nos abrigos da capital e da região metropolitana de Porto Alegre, compartilhando informações com voluntários e desabrigados. As identidades dos suspeitos não foram divulgadas, impossibilitando a obtenção de suas defesas.

 

Prisões por outros crimes e ações de vandalismo

Além das prisões por abuso sexual, 32 pessoas foram detidas por vandalismo, invasão e danos ao patrimônio durante as enchentes. Em Canoas, criminosos fingem precisar de socorro para depois assaltar os voluntários que os auxiliam. Em Montenegro, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Ivoti, Bento Gonçalves e Porto Alegre, os criminosos foram presos por saquear comércios, casas e barcos.

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul reportou que recebeu apoio de outros estados, com agentes e aeronaves enviados para ajudar no resgate de pessoas em áreas de risco e na manutenção da ordem pública.

Destaques