Anvisa suspende lotes de detergente Ypê por risco de contaminação; veja a lista

Mais de 360 lotes do produto foram retirados do mercado após análise de qualidade

Por Plox

09/05/2024 19h13 - Atualizado há 11 dias

A comercialização, distribuição e utilização de mais de 360 lotes do detergente Ypê foram interrompidas por ordem da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a resolução 1.726, publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (7), essa medida preventiva se deve ao risco de contaminação microbiológica identificado em análises de monitoramento. Os lotes afetados incluem todas as versões do produto fabricadas nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Veja a lista

A iniciativa de suspender esses lotes partiu de um aviso de recolhimento voluntário da fabricante, a Química Amparo, que já estava ciente do desvio na qualidade dos produtos e informou a Anvisa sobre suas ações, alinhadas às normativas do órgão.

De acordo com a empresa, uma análise interna rigorosa revelou a alteração no odor característico de alguns lotes do detergente, situação que não oferece riscos à saúde ou segurança do consumidor, mas é detectável pelo olfato. A Química Amparo assegurou que a proibição se aplica exclusivamente aos lotes especificados na resolução e não a toda a linha do produto.

A companhia também ressaltou a importância da segurança e da qualidade de seus produtos, bem como o compromisso com o atendimento ao consumidor, como prioridades mantidas ao longo de mais de sete décadas de atividades.

 

 

Destaques