Surto de doença respiratória em cães preocupa tutores nos EUA

Sintomas incluem tosse e olhos vermelhos; especialistas investigam causas

Por Plox

09/12/2023 07h40 - Atualizado há 5 meses

Um surto de uma misteriosa doença respiratória em cães nos Estados Unidos, que já atingiu 14 estados, tem causado grande preocupação entre os tutores de animais. A doença, ainda não identificada, apresenta sintomas como tosse, espirros e olhos vermelhos e lacrimejantes, podendo evoluir para casos mais graves, inclusive com hospitalização e risco de morte.

Segundo reportagem da NBC News, a disseminação da doença pode estar relacionada à redução da resistência imunológica dos cães, devido às restrições impostas pela pandemia, além de uma queda nas taxas de vacinação. Especialistas não descartam a possibilidade de um novo patógeno estar causando esses sintomas. Tutores enfrentam desafios financeiros na busca por tratamentos, pois medicamentos comuns, como antibióticos, têm se mostrado ineficazes em muitos casos.

FREEPIK

O jornal The New York Times entrevistou veterinários que enfatizaram a importância de manter a calma e se informar sobre a doença. Recomendam-se precauções, principalmente para cães mais jovens e mais velhos, e raças de focinho curto, que são mais suscetíveis a infecções respiratórias. Aconselha-se evitar o contato direto dos animais, especialmente em ambientes coletivos, e estar atento a sinais como tosse e corrimento nasal ou ocular.

Destaques