Banco do Brasil introduz inovação com cartão em braile para deficiente visual

Nova medida visa a inclusão financeira e maior independência para usuários com deficiência visual.

Por Plox

10/04/2024 08h19 - Atualizado há 19 dias

Em um passo significativo em direção à inclusão bancária, o Banco do Brasil anunciou o lançamento do primeiro cartão de crédito do país inteiramente em braile, destinado a facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual aos serviços bancários. Essa inovação, divulgada pela Agência Brasil, não apenas promove a autonomia desses clientes, mas também os serviços tornam-se mais seguros e acessíveis.

BB Divulgação 

 

Inclusão e Acessibilidade

Tarciana Medeiros, presidente da instituição financeira, destacou a importância deste lançamento como um marco para a inclusão no setor financeiro, posicionando o Banco do Brasil como um banco inclusivo. "O lançamento do cartão em braile estabelece um novo padrão de inclusão no setor financeiro," mencionou.

Além disso, Beto Pereira, líder da Organização Nacional de Cegos do Brasil, enalteceu a iniciativa pelo seu simbolismo e pela promoção da inclusão e acessibilidade, realçando o papel vital do Sistema Braile na sociedade.

Como Solicitar o Cartão

Clientes do Banco do Brasil que se identificam como cegos ou com deficiência visual podem solicitar o novo cartão por meio do aplicativo do banco ou diretamente em uma agência. Ao fazer o pedido, receberão em casa um kit especial, que inclui o cartão em braile com informações cruciais como número, data de validade, bandeira e código de segurança. Este kit também contém material explicativo em alto relevo e com letras ampliadas, visando auxiliar clientes com baixa visão.

A emissão do cartão em braile é gratuita para novas contratações ou renovações, com uma taxa de R$ 10,80 aplicável apenas para a emissão de segunda via, seguindo a tabela de tarifas do banco.

O Sistema Braile

Criado em 1825 por Louis Braille, o Sistema Braile é uma metodologia de leitura e escrita em relevo utilizada por pessoas com deficiência visual. Composto por sinais que formam letras, números e outros elementos gráficos, o sistema é essencial para a alfabetização e inclusão deste público. No Brasil, o Sistema Braile foi introduzido em 1854 por José Álvares de Azevedo, marcando o início da educação formal para cegos no país.

O lançamento deste cartão em braile pelo Banco do Brasil reforça o compromisso da instituição com a inclusão e acessibilidade, oferecendo aos seus clientes uma ferramenta valiosa para a sua independência financeira.

 

 


 

Destaques