Inflação desacelera em março e registra índice abaixo do esperado

Recuo na inflação oficial marcado pela alta em alimentação e bebidas

Por Plox

10/04/2024 09h46 - Atualizado há 19 dias

Em um movimento descendente significativo, a inflação oficial do Brasil, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apresentou uma diminuição, fixando-se em 0,16% no mês de março. Esse índice é notavelmente inferior ao observado em fevereiro, quando a taxa atingiu 0,83%, e também mais baixo que o registrado em março do ano anterior, que foi de 0,71%.

Foto: IDEME/Divulgação

Alimentação e bebidas como fatores de pressão

O segmento que mais contribuiu para a configuração da taxa de inflação em março foi o de alimentação e bebidas, evidenciando uma elevação de 0,53% nos preços. Esse aumento impactou diretamente no comportamento geral do IPCA, embora o índice tenha apresentado um recuo em sua trajetória ascendente.

Com os números mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste 10 de abril, o acumulado do IPCA no ano atinge 1,42%, enquanto a variação nos últimos 12 meses se situa em 3,93%. Estes dados refletem uma desaceleração no ritmo inflacionário do país, indicando uma fase de estabilidade nos preços, apesar das pressões pontuais em setores específicos como o de alimentação e bebidas.

Destaques