Microsoft anuncia investimento recorde para impulsionar IA no Japão

Fortalecimento da segurança cibernética frente a ameaças internacionais

Por Plox

10/04/2024 09h24 - Atualizado há 19 dias

A Microsoft planeja alocar 2,9 bilhões de dólares em iniciativas japonesas de Inteligência Artificial (IA) e defesa cibernética, em resposta às crescentes preocupações com as atividades digitais adversárias da China e da Rússia. Este movimento sem precedentes da gigante tecnológica americana representa o seu maior comprometimento financeiro no Japão em quase meio século de operações.

Foto: Pixabay

Durante a visita do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, a Washington, a Microsoft detalhou sua estratégia para transformar o Japão em uma liderança global no campo da IA. Brad Smith, presidente da Microsoft, ressaltou a importância desse investimento para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Japão. A iniciativa inclui o aprimoramento de capacidades computacionais, treinamento intensivo de três milhões de trabalhadores japoneses em IA dentro de três anos e a criação de um novo laboratório de pesquisa em Tóquio focado em IA e robótica.

 

Iniciativas paralelas em segurança cibernética

Além do forte investimento em IA, a Microsoft comprometeu-se a colaborar estreitamente com o governo japonês para reforçar as barreiras cibernéticas do país. Essa decisão vem em um momento crucial, marcado por um aumento significativo nos ataques de hackers. A preocupação com a segurança digital não é exclusiva da Microsoft; outras corporações americanas, como a Google, já iniciaram esforços semelhantes na região, com a abertura de um centro de segurança virtual no Japão no mês passado, visando ampliar a proteção no setor em toda a região Ásia-Pacífico.

Destaques