Threads, da meta, atrai 100 milhões de usuários em menos de uma semana

Rede social criada pela Meta, dona do Facebook e Instagram, já é o maior sucesso da história dos apps de tecnologia

Por Plox

10/07/2023 09h28 - Atualizado há 18 dias

Em um feito impressionante para a indústria tecnológica, a Threads, nova rede social da Meta, já acumula mais de 100 milhões de usuários em um espaço de tempo que não ultrapassa cinco dias. Este número representa metade dos usuários do Twitter, seu principal concorrente. A novidade foi confirmada por diversos portais especializados em tecnologia na segunda-feira, dia 10 de julho.

 

 

A Era de Threads: Nova Rede Social

A empresa Meta, antiga Facebook Inc e responsável por gigantes como Facebook e Instagram, alavancou a Threads ao patamar de aplicativo de tecnologia de maior sucesso em termos de lançamento. O crescimento fenomenal ultrapassou o registrado por outros aplicativos notáveis, como o chatbot de inteligência artificial ChatGPT, que levou dois meses para atingir a marca de 100 milhões de usuários, e o TikTok, que alcançou o mesmo feito em nove meses. Até o próprio Instagram, lançado em 2010, demorou dois anos e meio para chegar a esse número de usuários.

Threads: Disponível Globalmente, mas Ausente na União Europeia

O novo aplicativo, que se assemelha ao Twitter na interface, foi lançado nas lojas de aplicativos da Apple e do sistema operacional Android em mais de 100 países na quarta-feira da semana passada, dia 5 de julho. No entanto, o lançamento ainda não aconteceu na União Europeia, um mercado onde a Meta tem enfrentado desafios em relação à proteção de dados dos usuários.

A Disputa com o Twitter: O Passado e o Presente

O Twitter, com quase 200 milhões de usuários, tem vivido uma série de turbulências desde que foi adquirido pelo bilionário Elon Musk no ano passado. Desde então, a rede social tem lidado com problemas técnicos e uma onda de descontentamento de usuários após a demissão de milhares de funcionários e a adoção de cobranças por serviços que anteriormente eram gratuitos.

Embora várias alternativas tenham surgido para capitalizar sobre a instabilidade do Twitter, nenhuma foi capaz de superá-lo até a chegada da Threads. A nova plataforma se beneficiou de ter uma base de usuários substancial do Instagram, que possui mais de um bilhão de usuários.

O Crescimento Exponencial e o Futuro

O serviço de monitoramento de dados online Quiver Quantitative registrou que a Threads superou a marca de 100 milhões de usuários às 7h (horário de Brasília) na segunda-feira. Outros portais especializados especulam que o aplicativo pode ter atingido esse número antes, levando em consideração o volume de downloads registrados entre os usuários do Instagram.

A batalha entre o Threads e o Twitter promete se intensificar, com Elon Musk acusando a Meta de roubo de propriedade intelectual e desafiando Mark Zuckerberg, CEO da Meta, para uma luta. Zuckerberg, por sua vez, aceitou o desafio.

Destaques