Globo inova com Inteligência Artificial e realidade aumentada em seu novo Estúdio de Jornalismo

O lançamento do espaço tecnológico acontecerá na próxima terça-feira, prometendo revolucionar a interação com o público.

Por Plox

11/03/2024 08h27 - Atualizado há cerca de 2 meses

A Rede Globo se prepara para lançar, na próxima terça-feira (12), seu novo estúdio de jornalismo em São Paulo, marcando uma revolução tecnológica nos telejornais Hora 1, Jornal Hoje e Jornal da Globo. Desde janeiro, o espaço vem sendo construído para incorporar inovações como a realidade aumentada e a inteligência artificial (IA), visando proporcionar uma experiência mais imersiva aos telespectadores e introduzir uma nova linguagem jornalística.

Foto: Globo/Divulgação

Essa evolução tecnológica permitirá aos âncoras Roberto Kovalick, César Tralli e Renata Lo Prete utilizar uma mega tela de LED curva, que se estende por todo o cenário, para interagir com repórteres e exibir gráficos, mapas e outros elementos visuais, enriquecendo a apresentação das notícias. A IA terá um papel crucial nesse contexto, auxiliando na apresentação de dados e informações de maneira dinâmica e interativa.

O novo estúdio promete ser um ambiente totalmente interativo, onde elementos virtuais poderão ser integrados em qualquer parte do cenário, conforme previamente planejado por produtores e editores. Esse avanço representa um esforço da emissora em reforçar a marca e a personalidade de cada telejornal, oferecendo ao público uma forma inédita de consumir informações.

As novidades serão apresentadas inicialmente no Jornal da Globo na terça-feira (12), seguidas pelo Hora 1 e pelo Jornal Hoje nos dias subsequentes. Esse lançamento sinaliza um passo significativo da Globo em direção à inovação no jornalismo televisivo, prometendo transformar a maneira como as notícias são transmitidas e experienciadas pelo público.

Destaques