Instagram introduz tecnologia para proteger jovens de chantagem com fotos

Proteção aprimorada

Por Plox

11/04/2024 09h02 - Atualizado há 18 dias

O Instagram, plataforma de propriedade da Meta, implementará em maio uma nova funcionalidade destinada a proteger menores de idade contra chantagens envolvendo fotos íntimas. O recurso, que estará disponível inicialmente em países da América Central e América Latina, consiste em desfocar automaticamente imagens de nudez recebidas nas mensagens diretas das contas juvenis.

Foto: Instagram/divulgação

Detalhes da implementação

Segundo Capucine Tuffier, responsável pela proteção à infância da Meta na França, a ferramenta visa prevenir a exposição não consentida a conteúdos íntimos, permitindo que o destinatário escolha se deseja ou não visualizar a imagem. Além disso, serão enviadas notificações tanto para o remetente quanto para o destinatário das mensagens, com o objetivo de conscientizá-los sobre os riscos da "sextorsão" - um termo utilizado para descrever a chantagem realizada por meio de fotos íntimas.

Restrições e apoio

Tuffier também detalhou que contas identificadas como possíveis fontes de chantagem terão suas interações com menores significativamente limitadas. Medidas incluem restrições ao envio de mensagens privadas e ao acesso às listas de seguidores dos menores, além de uma reduzida visibilidade dessas contas nas ferramentas de busca do Instagram.

Para reforçar o suporte aos jovens afetados, a Meta direcionará usuários para o site "Stop Sextortion", onde poderão encontrar ajuda profissional, inclusive acesso a uma linha de apoio telefônico e a associações dedicadas. Estas medidas de segurança serão testadas nos próximos meses antes de serem ampliadas para o resto do mundo.

Destaques