Situação de Sergio Moro pós-absolvição no TRE-PR

Senador enfrentará novo julgamento no TSE

Por Plox

11/04/2024 08h22 - Atualizado há 19 dias

Absolvição no TRE-PR: Sergio Moro, senador pelo União Brasil-PR, foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) na última terça-feira. A decisão foi tomada com uma maioria de 5 votos a 2.

acusações e próximos passos: Moro enfrenta acusações de abuso de poder econômico e uso de caixa dois na eleição de 2022, movidas pelo PT e pelo PL. Após a publicação da decisão no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos planejam recorrer à instância superior.

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Processo no TSE: O TSE, presidido até junho pelo ministro Alexandre de Moraes, iniciará o processo com um sorteio para definir o relator. A Procuradoria-Geral Eleitoral emitirá um parecer, seguido pela definição da agenda para votação. A cassação ou manutenção do mandato de Moro dependerá da maioria simples dos sete ministros da Corte.

consequências de uma possível cassação: Se o TSE decidir pela cassação da chapa de Moro, serão convocadas eleições suplementares no Paraná. Nomes como Gleisi Hoffmann (PT), Michelle Bolsonaro (PL) e Álvaro Dias (Podemos) são cotados para a disputa. Rosângela Moro, esposa do senador e deputada federal, já alterou seu domicílio eleitoral para o Paraná, possivelmente em preparação para sucedê-lo.

Destaques