Conclusão das obras na barragem Forquilha III em Ouro Preto

A mineradora Vale finaliza reparos após detecção de anomalias

Por Plox

12/04/2024 10h35 - Atualizado há 17 dias

Na manhã de sexta-feira (12), a Vale anunciou a conclusão dos reparos na barragem Forquilha III, situada em Ouro Preto, Minas Gerais. As obras foram necessárias devido ao acúmulo de material sedimentado, identificado em 15 de março por uma consultoria independente.

Foto: divulgação/ Vale

inspeção e certificação: representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM) inspecionaram a barragem na última quinta-feira e certificaram que a reparação atende aos critérios de segurança necessários. Segundo a Vale, o dispositivo de drenagem da barragem foi ajustado para impedir a passagem de sólidos, restabelecendo sua funcionalidade.

monitoramento contínuo: a Vale reforçou que manterá a vigilância constante sobre a estrutura da barragem e sobre as soluções aplicadas durante o reparo. A empresa também prossegue com o processo de descaracterização da barragem, visando reduzir seu nível de emergência.

situação de emergência: a barragem Forquilha III é uma das três barragens em Minas Gerais classificadas em nível 3 de emergência. A estrutura, que faz parte da mina de Fábrica, possui 77 metros de altura e armazena aproximadamente 19,4 milhões de metros cúbicos de rejeitos. A previsão é que a descaracterização seja concluída até 2035.

contexto da anomalia: a anomalia foi identificada na saída do dispositivo de drenagem, no primeiro alteamento da barragem, e consistia em um acúmulo de material cinza que continha frações finas de minério de ferro. Esta condição foi descrita como inédita pela consultoria Aecom, que recomendou a paralisação temporária das atividades na barragem até a conclusão das avaliações.

diretrizes do Ministério Público: o Ministério Público de Minas Gerais instruiu a Vale a manter a comunidade local informada sobre os riscos e a segurança da barragem de forma clara e acessível, uma medida que visa assegurar a transparência e a responsabilidade social da empresa.

 

Destaques