Condições oculares em cães envelhecidos

Problemas visuais causados pela catarata

Por Plox

12/04/2024 12h41 - Atualizado há 17 dias

A condição conhecida como catarata frequentemente compromete a visão dos cães, especialmente conforme envelhecem. Laura Paolucci, veterinária da empresa ViZoo, descreve a catarata como uma "perda de transparência do cristalino que, ao bloquear a passagem de luz, afeta significativamente a visão, podendo levar à cegueira total se não for tratada."

Foto: Pixabay/Reprodução

Principais tipos de catarata em cachorros

Cães jovens, de até seis anos, geralmente são afetados pela catarata primária juvenil, enquanto a diabetes mellitus é uma causa frequente de catarata em cães mais velhos, afetando ambos os olhos rapidamente. Laura Paolucci enfatiza a importância de consultas oftalmológicas anuais para detectar precocemente os sinais da doença.

Identificação e tratamento da catarata

É crucial que os tutores reconheçam os sintomas da catarata, que podem incluir mudanças no comportamento do animal, dificuldades em navegar pelo espaço e um aspecto mais esbranquiçado nos olhos. Conforme a doença progride, problemas adicionais podem surgir, como desorientação e agressividade.

raças suscetíveis e procedimentos de tratamento

Algumas raças, como poodle e cocker spaniel, possuem predisposição genética para desenvolver catarata, mesmo em uma idade jovem. O tratamento primário é cirúrgico, utilizando a técnica de facoemulsificação, semelhante à empregada em humanos, onde a lente opaca é substituída por uma artificial. Este procedimento tem uma alta taxa de sucesso, variando entre 85 a 95%, segundo a especialista.

Destaques