"Carro voador" está próximo a se tornar realidade e já tem quase 3 mil encomendas

O veículo inovador da Embraer, conhecido como eVOLT ou "carro voador"

Por Plox

13/03/2024 16h45 - Atualizado há cerca de 2 meses

O veículo inovador da Embraer, conhecido como eVOLT ou "carro voador", está caminhando para se tornar uma realidade com quase três mil encomendas já registradas antes mesmo de sua comercialização começar. Este avanço ocorre enquanto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) trabalha no processo de regulamentação do veículo, prometendo um custo de viagem significativamente menor em comparação aos helicópteros para trajetos de 15 a 20 minutos.

Foto: divulgação / Anac

Com uma consulta pública aberta até 15 de março, a Anac busca contribuições para a certificação do modelo eVTOL da Eve, uma subsidiária da Embraer. Esses veículos, operando como uma mescla entre helicópteros e aviões, prometem decolagens e pousos verticais por meio de motores elétricos e hélices situadas na parte inferior.

O eVOLT destaca-se por várias características: capacidade para seis ocupantes, propulsão 100% elétrica, emissões reduzidas de CO2, e um custo estimado para viagens até seis vezes menor que o dos helicópteros. Apesar dos desafios relacionados à demanda por energia e ao peso adicional das baterias, a expectativa pelo lançamento e utilização destes veículos é alta.

O Alef Model A, da Alef Aeronautics, será o primeiro "carro voador" disponível para compra, com o preço de pré-venda fixado em cerca de R$ 1,5 milhão. Com previsão de início de operações no Brasil em 2026, espera-se que os eVTOLs atendam inicialmente ao público com maior poder aquisitivo, ampliando sua acessibilidade gradualmente para executivos, turistas e, eventualmente, o público geral, substituindo formas tradicionais de transporte público. A Deloitte prevê que a popularização desses veículos ocorra principalmente na década de 2030, marcando uma nova era na mobilidade urbana.

Destaques