Governo Lula suspende publicidade no X após críticas de Musk

Ação temporária busca resposta à conduta do empresário na rede social

Por Plox

13/04/2024 10h55 - Atualizado há 16 dias

O governo brasileiro, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu suspender temporariamente os novos contratos de publicidade na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter. Esta medida surge após comentários polêmicos de Elon Musk, proprietário da plataforma, direcionados ao presidente Lula e ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, a suspensão se alinha às políticas de não apoiar canais que promovam desinformações. A decisão é parte de uma avaliação mais ampla que poderá levar a um embargo permanente da plataforma. O investimento governamental em publicidade no X desde o início do ano somou cerca de R$ 654 mil, distribuídos em diversas ações de comunicação.

 

Foto: Agência Brasil

Além disso, na mesma semana, o presidente Lula estreou na rede social BlueSky, destacando sua visita a uma instalação industrial em Mato Grosso do Sul, após ataques continuados de Musk, que chegou a chamar Moraes de "ditador" e sugeriu que ele mantinha Lula "na coleira". Em resposta, Moraes incluiu Musk como investigado em um inquérito sobre milícias digitais.

Destaques