Biblioteca de Darwin é digitalizada e revela diversidade de leituras

O catálogo completo da biblioteca pessoal de Charles Darwin, abrangendo uma vasta gama de temas, desde estudos sobre porquinhos-da-índia epilépticos até seus romances favoritos, foi finalmente digitalizado e tornado acessível ao público

Por Plox

14/02/2024 10h12 - Atualizado há 2 meses

Este projeto monumental, liderado por John van Wyhe, trouxe à luz cerca de 7.400 títulos e 13.000 itens, incluindo livros, periódicos, panfletos e artigos que formavam a coleção do renomado naturalista. Anteriormente, apenas 15% desses materiais eram conhecidos pelo público.

Foto: Reprodução/ Redes sociais

Foto: Reprodução/ Redes 

O catálogo, publicado no site Darwin Online, não apenas lista os títulos mas também oferece links para cópias gratuitas de 9.300 obras, demonstrando a amplitude dos interesses de Darwin, que variavam significativamente e incluíam literatura em inglês, alemão, francês e italiano. Este esforço para reconstruir a biblioteca de Darwin revelou itens raros e preciosos, como o primeiro registro fotográfico conhecido de bactérias e obras que datam de seus dias de escola, destacando o impacto duradouro de Darwin no entendimento do mundo natural. A publicação deste catálogo, coincidindo com o 215º aniversário de Darwin, realça a vastidão de seu legado intelectual.

Destaques