"Um Defeito de Cor" lidera vendas na Amazon após destaque no Carnaval da Portela

A atriz Taís Araújo aparece no desfile homenageando o livro

Por Plox

14/02/2024 09h18 - Atualizado há 2 meses

Foto: Reprodução/ Redes sociais

O romance "Um Defeito de Cor", de Ana Maria Gonçalves, alcançou o topo das listas de mais vendidos da Amazon depois de ser homenageado pela escola de samba Portela em seu desfile na Marquês de Sapucaí, no segundo dia do Grupo Especial do Rio de Janeiro. A obra, que narra a vida de Kehinde, uma africana sequestrada, escravizada e trazida ao Brasil, inspirou o samba-enredo deste ano da Portela, enfocando temas de afeto e ancestralidade feminina negra. A apresentação emocionou o público, destacando-se também pelo tributo a mães de vítimas de violência no Rio, incluindo Marinete Silva e Jackeline Oliveira, mães de Marielle Franco e Kathlen Romeu, respectivamente.

Foto: Reprodução/ Instagram

Lançado originalmente em 2006 e com uma edição especial em 2022, o livro viu um ressurgimento significativo de interesse, culminando em sua posição de liderança nas vendas, acompanhado da versão especial que ocupa a quinta colocação. A trama se desenvolve em torno de intensa pesquisa histórica, oferecendo uma visão profunda sobre a formação da sociedade brasileira através dos olhos de sua protagonista, potencialmente baseada em Luísa Mahin, mãe do abolicionista Luís Gama.

Foto: Divulgação

Além do sucesso literário, Ana Maria Gonçalves expressou seu desejo de adaptar a obra para o audiovisual, revelando que houve discussões preliminares com a Globo para uma supersérie, embora planos concretos ainda não tenham se materializado. O livro está disponível tanto em formato físico quanto digital, com preços variando entre versões.

Destaques