Dia mundial do café destaca o Brasil como líder em exportação

Produção e exportação

Por Plox

14/04/2024 09h13 - Atualizado há 15 dias

A celebração global do café ocorre em várias datas, mas a mais conhecida é promovida pela Organização Internacional do Café (OIC), que designa 1º de outubro como o Dia Internacional do Café, coincidindo com o início da safra nos países produtores. Apesar da confusão em torno da data, Vanusia Nogueira, diretora-geral da OIC, enfatiza a importância de celebrar essa bebida globalmente amada.

Produção e exportação

No mês passado, as exportações brasileiras do grão atingiram um novo recorde, com 4,2 milhões de sacas enviadas ao exterior, marcando um aumento de 37,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Esse volume é o maior já registrado para março desde o início das medições pela organização.

preferências e tendências nos estados unidos

Os Estados Unidos continuam a ser o maior importador de café do Brasil, comprando 4,9 milhões de sacas em 2023, o que representa 16,2% do total exportado. Esse número mostra uma redução de 38% em comparação ao volume do ano anterior, influenciado por uma produção menor nos anos de 2021 e 2022 e dificuldades logísticas no porto de Santos.

Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé, destaca que o café tem aumentado sua presença nos lares americanos, com um crescimento de 7% desde 2021, alcançando 65% das residências. Enquanto isso, bebidas como chás e sucos têm uma penetração menor, de 46% e 22% respectivamente. Uma tendência notável nos EUA é o aumento no consumo de café gelado, que agora compõe cerca de 25% do mercado. Matos comenta, “O mundo está aquecendo, e as pessoas estão optando por bebidas mais refrescantes.”

Adicionalmente, o interesse pelo café entre os jovens americanos está crescendo, embora o consumo ainda seja predominante entre as gerações mais velhas. Após a pandemia, houve um aumento na demanda por cafeterias, impulsionado pela necessidade de ressocialização.

Destaques