Alerta de calor: medidas cruciais para proteger pets de altas temperaturas

Subtítulo: Veterinária detalha riscos e fornece dicas essenciais para manter o bem-estar animal durante onda de calor no Brasil

Por Plox

14/12/2023 12h30 - Atualizado há 4 meses

O Brasil está enfrentando uma intensa onda de calor, prevista para atingir picos próximos de 40° em várias regiões, incluindo Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, e partes do Mato Grosso, Tocantins e Bahia. Este fenômeno climático, que deve persistir até o próximo domingo (17), coloca em alerta não apenas a população, mas também os animais de estimação, que sofrem ainda mais com as altas temperaturas.

 

Foto: Freepik

Pillar Gomide, médica veterinária, destaca a gravidade da situação para os pets, alertando para o risco de hipertermia, um aumento perigoso da temperatura corporal que pode ser fatal. "A hipertermia ocorre quando a temperatura corporal do animal fica muito elevada, podendo ser causada por exposição prolongada ao sol, exercício intenso ou até mesmo ambiente muito quente", explica a veterinária. Ela enfatiza a importância de observar sinais como ofegância excessiva, salivação intensa, letargia, vômitos e até desmaios. Em caso de suspeita de hipertermia, Gomide recomenda resfriar o animal gradualmente com água fresca e buscar auxílio veterinário imediatamente.

Diante desse cenário, algumas precauções são fundamentais:

Sombra e Água Fresca: É essencial que os pets tenham acesso a locais arejados, com sombra e boa circulação de ar. Manter água fresca disponível e adicionar gelo à vasilha pode ajudar na hidratação.

Picolés Naturais: Para estimular o apetite reduzido pelo calor, opções como frutas ricas em água e picolés naturais de ração ou frutas são recomendadas.

Evite Passeios em Horários de Pico: Passear com os animais durante as horas mais quentes do dia pode ser prejudicial. A exposição ao sol intenso e ao asfalto quente deve ser evitada, optando por horários mais frescos, como à noite.

Tapetes Térmicos: Tapetes gelados para cachorros e gatos funcionam como alternativas para refrescar os pets. Esses colchonetes de nylon com gel não-tóxico são eficientes para aliviar o calor.

Banho e Tosa Apropriados: A manutenção da limpeza e da tosa, especialmente em cães e gatos peludos, é vital. Banhos ocasionais são recomendados, mas sempre com orientação veterinária para evitar problemas como dermatite.

Além dessas dicas, a companhia constante e o cuidado atento são sempre essenciais para o bem-estar dos pets, independentemente do clima. 

 

Destaques