Cidade de Resplendor lança sua própria moeda pública local

Ubérrima, a nova moeda de Resplendor, começa a circular para impulsionar economia local

Por Plox

15/04/2024 18h48 - Atualizado há 12 dias

Resplendor, no leste de Minas Gerais, se tornou o primeiro município brasileiro a criar uma moeda pública local, chamada Ubérrima. A partir do dia 16 de abril, a moeda começará a circular, com o intuito de fortalecer as transações comerciais dentro do município e manter a riqueza local. Este projeto é uma resposta à necessidade de estimular a economia regional.

Foto: reprodução/ Google Maps

A lei municipal 1206, de 20 de dezembro de 2022, deu origem à Ubérrima, que funcionará como complemento ao Real. Instituições como o Conselho Monetário Municipal, Fundo Monetário Municipal e Controladoria Geral do Município garantem a sustentabilidade financeira e a legalidade da moeda.

Wender Barbosa, presidente do Conselho, explicou a segurança financeira por trás da moeda: "Para cada unidade de Ubérrima emitida, a prefeitura reserva o valor correspondente em Real, garantindo sua equivalência com a moeda nacional".

Foto: divulgação

A primeira impressão contará com aproximadamente 70 mil cédulas, equivalendo a R$ 300 mil em Ubérrimas, que poderão ser trocadas sem a necessidade de cadastro prévio na Secretaria de Desenvolvimento Econômico ou em estabelecimentos credenciados.

A Prefeitura de Resplendor também planeja usar a Ubérrima para pagamentos de benefícios sociais, que anteriormente eram realizados em Real. Isso permitirá que a moeda circule eficientemente sem gerar custos adicionais para o município.

Diogo Scarabelli, prefeito de Resplendor, destacou os benefícios esperados com a nova moeda: “A Ubérrima facilitará transações em diversos estabelecimentos locais, fortalecendo a economia, aumentando a arrecadação e gerando empregos”.

O Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico de Resplendor, com apoio do Sebrae Minas, tem a moeda pública como um dos principais elementos para dinamizar a economia local. Marcelo de Souza e Silva, do Sebrae Minas, ressaltou a inovação da iniciativa: “Estamos orgulhosos da parceria com Resplendor, que certamente trará benefícios econômicos significativos para o município”.

A escolha do nome "Ubérrima" foi decidida por votação popular, resultado de um concurso que envolveu a comunidade e promoveu o engajamento local. As notas da moeda apresentarão ícones da cidade, como o Rio Doce e a Igreja Matriz Sant’Ana, entre outros.

Essa iniciativa destaca a diferença entre as moedas públicas, reguladas por legislação municipal e com garantias financeiras sólidas, e as moedas sociais, geralmente utilizadas para apoiar projetos sociais e geridas por organizações não governamentais.

 

 

 

Destaques