Médico é suspeito de abusos sexuais em cinco cidades mineiras

Casos em Santa Luzia levam à descoberta de mandado de prisão por crimes anteriores

Por Plox

15/04/2024 07h42 - Atualizado há 15 dias

Abusos em série: Jânio Cândido Rosa Júnior, médico de 37 anos, é acusado de cometer abusos sexuais em pacientes durante consultas em ao menos cinco cidades de Minas Gerais, incluindo Santa Luzia, onde um caso recente reacendeu investigações anteriores.

(REPRODUÇÃO / CRM)

Histórico de crimes: O profissional já enfrentou a prisão entre outubro e dezembro do ano passado por denúncias similares na cidade de Nova Serrana, distante 127 km de Belo Horizonte. Novas ordens de prisão foram emitidas em janeiro deste ano, baseadas nas denúncias acumuladas.

Denúncias documentadas: Segundo informações do Conselho Nacional de Justiça, Jânio é apontado em um processo que detalha que pelo menos três homens foram vítimas em Nova Serrana. Documentos judiciais sugerem a existência de vítimas adicionais em Divinópolis, São Sebastião do Oeste e Carmo do Cajuru.

Relato de vítima: Um carpinteiro de Nova Serrana relatou ao R7 ter sido abusado pelo médico durante um plantão noturno na UPA local, ao buscar atendimento para dores na coluna. O paciente descreveu uma avaliação inapropriada, que incluiu toques nos órgãos genitais, sob o pretexto de procedimento médico.

Modus operandi: A investigação policial ressaltou a similaridade nas abordagens do médico nas diferentes cidades, indicando um padrão no comportamento abusivo, frequentemente descrito como procedimentos médicos legítimos.

Caso mais recente: Em Santa Luzia, outro jovem denunciou ter sido abusado na UPA do bairro Santo Expedito. O médico, em consulta com a porta fechada, alegou a necessidade de aplicar uma pomada para dores, mas procedeu ao toque indevido das áreas íntimas do paciente.

Resposta institucional: A empresa Medplus, responsável pela contratação de Jânio em Santa Luzia, suspendeu o contrato do médico imediatamente após as acusações, citando a falta de restrições prévias no registro do profissional.

Procura em andamento: Até a noite de domingo, 14 de abril, o médico não havia sido localizado pelas autoridades. Seu veículo foi encontrado abandonado no estacionamento da UPA de Santa Luzia, após a denúncia.

Destaques