Desvio de recursos da Educação no Rio Grande do Sul é alvo da Operação Rêmora da PF

Ação conjunta busca esclarecer corrupção e desvios em compra de equipamentos para escolas municipais.

Por Plox

16/03/2024 10h09 - Atualizado há cerca de 1 mês

Porto Alegre, RS - A Polícia Federal desencadeou nesta quinta-feira, 14 de março, a Operação Rêmora, visando desarticular um esquema de desvio de recursos públicos, corrupção e irregularidades em licitações relacionadas à compra de equipamentos educacionais para o município de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul. A investigação foca na aquisição suspeita de 321 lousas interativas, totalizando cerca de R$ 10 milhões, efetuada pela Prefeitura local, sob interesse da Secretaria Municipal de Educação, durante o segundo semestre de 2022.

Foto: GOVBR/Reprodução

Em ação coordenada, foram emitidos nove mandados de busca e apreensão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), abrangendo além de Cachoeirinha, as cidades de Porto Alegre, Lajeado, Guaporé e Estrela. Estas operações são o resultado de investigações iniciadas em novembro de 2023, impulsionadas por reportagens na imprensa e relatórios de auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS), que levantaram suspeitas sobre a integridade das contratações da empresa responsável pelo fornecimento dos equipamentos educacionais, realizadas através de adesão a atas de Registro de Preço em várias prefeituras do estado.

Foto: GOVBR/Reprodução

A Polícia Federal destacou a existência de conexões entre os alvos investigados na Operação Rêmora e os envolvidos na Operação Conexão, conduzida pela Polícia Civil, o que possibilitou a execução coordenada de parte dos mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira. Esta articulação entre as forças de segurança ressalta a complexidade da rede de corrupção e desvio de fundos destinados à educação, evidenciando o comprometimento das autoridades em garantir a correta aplicação dos recursos públicos.

Destaques