Financiamento de veículos atinge marca recorde nos primeiros meses de 2024

Com 1 milhão de unidades financiadas, o setor vive seu melhor início de ano desde 2012, impulsionado pela recuperação do mercado.

Por Plox

16/03/2024 09h12 - Atualizado há cerca de 1 mês

O financiamento de veículos no Brasil teve um começo de ano excepcional, com a comercialização de 1 milhão de unidades financiadas nos primeiros dois meses de 2024, representando o melhor resultado para o período desde 2012. Conforme informações divulgadas pela B3, responsável pelo Sistema Nacional de Gravames (SNG), essa alta sinaliza uma forte recuperação do setor automotivo. O SNG é a maior base de dados privada do país que registra restrições financeiras de veículos utilizados como garantia em operações de crédito.

Foto: Marcelo Camargo/ABr/Agência Brasil

 

Especificamente em fevereiro de 2024, o Brasil viu a venda de 525 mil veículos financiados, englobando autos leves, motos e veículos pesados em todo o território nacional. Esse número traduz um crescimento de 30,7% em relação a fevereiro de 2023, apesar de uma leve retração de 6,6% se comparado a janeiro de 2024.

Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, analisa o desempenho atual do mercado: “O mês de fevereiro, assim como em janeiro, mostra números positivos e que esse início de ano está dando continuidade à recuperação do setor vista no segundo semestre de 2023. Vale ressaltar que a queda em relação ao mês anterior se deve ao número de feriados no período, uma vez que a média de veículos financiados em fevereiro por dia útil é maior do que em janeiro.”

Dentro do segmento de autos leves, houve um aumento de 26,2% nas vendas comparadas a fevereiro de 2023, apesar de uma redução de 10,5% em relação a janeiro deste ano. O financiamento de veículos pesados também mostrou robustez com um aumento de 24,4% frente ao mesmo período do ano passado e de 6,1% sobre janeiro. Notavelmente, o setor de motocicletas se destacou com um expressivo crescimento de 45,8% em comparação a fevereiro de 2023 e um acréscimo de 3,2% em relação ao mês anterior.

Destaques