Tecnologia e avanços em transplantes marcaram a jornada de Faustão para uma nova vida

Especialistas destacam importância do acompanhamento rigoroso e avanços nas técnicas de transplante para garantir qualidade de vida ao paciente

Por Plox

16/03/2024 09h04 - Atualizado há cerca de 1 mês

A jornada de recuperação do apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, após se submeter a um duplo transplante, de coração e rins, ressalta os desafios e a complexidade dos cuidados pós-operatórios, assim como a importância das tecnologias e técnicas avançadas em transplantes. Faustão recebeu um novo coração em agosto do último ano e teve os rins transplantados no dia 26 de fevereiro, enfrentando uma condição que, embora ofereça esperança de uma vida mais longa e com qualidade, implica uma série de desafios adicionais devido à natureza dupla das cirurgias realizadas.

Foto: Reprodução / Band

João Brunhara, médico urologista do Hospital Israelita Albert Einstein e membro do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, explica que a estratégia adotada para Faustão, realizando os transplantes em etapas, está alinhada às melhores práticas médicas. "Essa estratégia que foi feita, de primeiro transplantar o coração para depois, se necessário, o rim, tem resultados melhores do que fazer os dois órgãos ao mesmo tempo", afirma Brunhara, enfatizando que transplantes múltiplos apresentam uma situação mais delicada em termos de recuperação e risco de complicações.

A complexidade dos transplantes simultâneos e os desafios na recuperação são amplificados pelos riscos inerentes, como a possibilidade de rejeição dos órgãos transplantados e a baixa imunidade causada pelo tratamento de imunossupressão. Esses fatores exigem um pós-operatório rigoroso e um acompanhamento médico detalhado. Alexandre Sallum, médico cirurgião e assistente do grupo de transplantes renais da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, destaca a evolução das técnicas e da tecnologia de transplante no Brasil, que hoje permite taxas de sobrevida consideradas altas, mas reconhece que a complexidade dos procedimentos pode levar a alterações que afetam a longevidade do paciente.

Além dos avanços médicos, a recuperação após o transplante demanda um comprometimento do paciente com uma rotina saudável, incluindo uma dieta regrada, hidratação adequada, atividades físicas ajustadas e um acompanhamento médico constante para minimizar as chances de rejeição. "A qualidade de vida de uma pessoa após um transplante de sucesso é excepcional", destaca Sallum, sublinhando a transformação positiva que o procedimento pode trazer ao dia a dia dos pacientes.

Faustão passou por um procedimento de embolização na última quinta-feira, 14 de março, para interromper o fornecimento de sangue a uma parte do corpo, o que gerou um atraso em sua recuperação. A família do apresentador informou que, apesar dos desafios, o implante renal foi bem-sucedido, evidenciando a complexidade e a necessidade de cuidados contínuos na jornada pós-transplante.

Especialistas reforçam a mensagem de esperança e qualidade de vida pós-transplante, mas alertam para a necessidade de vigilância contínua e cuidados rigorosos para evitar complicações. A trajetória de Faustão ilustra não apenas os desafios enfrentados por pacientes transplantados, mas também os avanços significativos na medicina de transplantes, que permitem superar obstáculos e oferecer uma nova chance de vida.

Destaques