Agricultores de Minas Gerais se preparam para colheita após recebimento de sementes do governo

A iniciativa visa recuperar a produção após uma severa seca, beneficiando milhares de famílias com a distribuição de sementes de feijão.

Por Plox

16/04/2024 11h56 - Atualizado há 13 dias

Em resposta à grave seca de 2023, o governo de Minas Gerais, através da Emater-MG, distribuiu sementes de feijão a 12 mil famílias de agricultores familiares. A previsão é que essas sementes, plantadas no início deste ano, resultem em cerca de 720 toneladas de feijão nas primeiras colheitas.

Emater MG
  • Distribuição estratégica: As sementes foram entregues em janeiro, abrangendo 254 municípios em várias regiões do estado, como Norte, Noroeste, Central, e os vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.
  • Escolha do feijão: Otávio Maia, presidente da Emater-MG, explicou que o feijão foi selecionado pela sua presença constante na dieta dos mineiros e por ser uma cultura de rápido crescimento, levando cerca de 75 dias do plantio à colheita.
  • Potencial produtivo: A variedade de feijão distribuída permite até três safras consecutivas, maximizando o retorno para os agricultores.
  • Prevenção de doenças: Segundo Sérgio Regina, coordenador Estadual de Culturas da Emater-MG, a qualidade das sementes doadas ajuda a combater doenças comuns como antracnose e mancha angular, aumentando a produtividade.

Alzira Fernandes de Aquino, produtora em Luislândia, destacou que as sementes plantadas já mostram bom desenvolvimento. Ela planeja usar a produção principalmente para consumo próprio, dada a alta dos preços no mercado.

  • Impacto econômico: Cada 10 quilos de sementes podem gerar até 600 quilos de feijão na primeira safra, com potencial de renda de até R$ 20 mil por família, vendendo parte da produção e mantendo outra para consumo e replantio.
  • Critério para a seleção de municípios: A escolha dos municípios beneficiados foi baseada nas necessidades locais, identificadas por levantamentos técnicos da Emater-MG, especialmente aqueles que declararam emergência devido à seca.
Destaques