Campo de Búzios supera 1 bilhão de barris de petróleo produzidos

O importante campo de exploração ultraprofunda anuncia marco histórico na produção petrolífera

Por Plox

16/04/2024 08h11 - Atualizado há 13 dias

Localização e operação: Localizado na Bacia de Santos, o Campo de Búzios, um dos maiores em águas ultraprofundas do mundo, é operado pela Petrobras em conjunto com a Pré-Sal Petróleo (PPSA) e empresas chinesas, CNOOC e CNODC. Iniciou suas operações em 2018.

André Ribeiro Agência Petrobras 

Marca histórica: No final de março, o campo atingiu a impressionante marca de 1 bilhão de barris de petróleo extraídos. Essa quantia considera somente o petróleo, diferentemente dos números de junho do ano passado, que contabilizavam o total de óleo equivalente, incluindo gás natural.

Estrutura de produção: A produção no Campo de Búzios é realizada por meio de cinco unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência (FPSOs): P-74, P-75, P-76, P-77 e Almirante Barroso.

Comparativos e perspectivas: Apesar de sua vastidão e recursos, Búzios ainda não é o campo mais produtivo do Brasil, ficando atrás do Campo de Tupi, que liderou com 25% da produção marítima nacional no último ano. Contudo, a tendência é de crescimento para Búzios, que registrou um aumento de 10,28% na sua produção em 2023, enquanto Tupi viu uma redução de 3,5%.

Projeções futuras: A Petrobras prevê uma significativa expansão na produção de Búzios, com a instalação de novos sistemas de produção e um aumento esperado na capacidade para cerca de 2 milhões de barris diários até 2030.

Dimensões impressionantes: Para ilustrar sua grandiosidade, a espessura do reservatório de Búzios é comparável à altura do Pão de Açúcar, e sua extensão supera o dobro da Baía de Guanabara. Situado a cerca de 180 km da costa e a mais de 2 mil metros de profundidade, o campo destaca-se por sua magnitude e potencial produtivo.

Destaques