Ciclone extratropical promete mais chuvas e frio para o Sul do Brasil

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em estado de alerta devido à aproximação de uma nova frente fria

Por Plox

16/04/2024 13h04 - Atualizado há 13 dias

As autoridades meteorológicas emitiram um alerta para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul devido à aproximação de um ciclone extratropical. A previsão é que o fenômeno agrave as condições climáticas já desfavoráveis na região.

Recentes chuvas intensas: No último fim de semana, a região Sul já havia experimentado chuvas significativas, com Santo Amaro da Imperatriz, em Santa Catarina, registrando acumulados de até 400mm. Outras localidades também sofreram com o excesso de chuvas.

Reprodução Clima tempo

Previsão de agravamento: Segundo o Instituto Clima Tempo, embora o ciclone extratropical em si não vá passar diretamente sobre o Brasil, a frente fria associada a ele intensificará ainda mais as chuvas na região. Esta condição deve trazer mais frio e novos períodos de chuva intensa.

Características do ciclone extratropical: Este tipo de ciclone se forma em latitudes médias e pode trazer consigo fortes ventos e chuvas intensas. Enquanto em algumas regiões pode ocorrer neve, no Brasil o fenômeno geralmente se manifesta com chuva.

Destaques