Risco de paralisação na Polícia Federal devido a cortes orçamentários

Associação de delegados alerta para impactos significativos em operações e serviços com redução de mais de R$ 100 milhões

Por Plox

16/04/2024 07h48 - Atualizado há 13 dias

  • A Polícia Federal pode enfrentar sérios problemas operacionais e de manutenção de serviços essenciais devido a um contingenciamento de recursos que supera os R$ 100 milhões. A informação foi divulgada pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF).
Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
  • Segundo a ADPF, os cortes no orçamento podem resultar na falta de recursos para o pagamento de diárias dos servidores, o que afetaria diretamente a realização de operações e a presença policial em áreas críticas do país.
  • A associação também destacou que serviços importantes como a emissão de passaportes e procedimentos de imigração podem ser prejudicados, impactando cidadãos brasileiros e estrangeiros.
  • Em uma tentativa de mitigar os efeitos dos cortes, o Ministério da Justiça, sob a liderança do ministro Ricardo Lewandowski e do secretário executivo Manoel Carlos de Almeida Neto, está negociando com o Ministério do Planejamento e Orçamento para recompor parte do orçamento destinado à Polícia Federal em 2024.
  • A ADPF expressou compreensão das dificuldades econômicas enfrentadas pelo governo, mas ressaltou a necessidade de uma gestão de recursos mais eficiente para garantir a continuidade das operações essenciais da Polícia Federal.
Destaques