Tragédia na costa paraense: nove corpos encontrados em embarcação

Embarcação à deriva com vítimas africanas chama atenção das autoridades em Bragança, Pará

Por Plox

16/04/2024 09h45 - Atualizado há 13 dias

A Polícia Federal (PF) confirmou a descoberta de nove corpos em uma embarcação localizada por pescadores no último sábado (13), na costa de Bragança, Pará. Inicialmente, especulava-se que houvesse até 20 corpos devido ao estado avançado de decomposição, mas essa hipótese foi descartada após exames mais detalhados.

Os documentos encontrados com os corpos indicam que as vítimas eram migrantes da Mauritânia e Mali. A investigação, que ainda está em curso, não elimina a possibilidade de que houvesse indivíduos de outras nacionalidades ou que tivessem embarcado de outros locais.

(DIVULGAÇÃO/POLÍCIA FEDERAL)

Uma operação conjunta envolvendo a Marinha do Brasil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outras agências, foi mobilizada para o resgate e análise dos corpos e da embarcação. O Ministério Público Federal (MPF) também está conduzindo investigações, tanto na esfera criminal quanto cível.

A identificação das vítimas está sendo realizada seguindo os protocolos de identificação de vítimas de desastres da Interpol. Os peritos trabalham para determinar a origem dos passageiros, as causas das mortes e o tempo aproximado desde os óbitos.

O barco foi avistado inicialmente nas proximidades da Ilha de Canelas. Os agentes da PF, junto com militares da Marinha, se deslocaram rapidamente para o local a fim de coletar evidências e auxiliar na remoção dos corpos.

Destaques