Escolhendo companhia para a velhice: a importância dos relacionamentos duradouros

Especialista ressalta a relevância de uma rede de apoio robusta para uma boa qualidade de vida ao envelhecer

Por Plox

17/04/2024 10h24 - Atualizado há 13 dias

Enquanto a série "Fim", disponível no Globoplay, se desenvolve em torno de amizades e amores juvenis no Rio de Janeiro ao longo de várias décadas, ela também destaca como esses relacionamentos impactam o processo de envelhecimento. Inspirada na obra de Fernanda Torres, a série retrata não só as transformações sociais, mas as impressões pessoais deixadas pelo tempo nos personagens.

 Foto: Divulgação

A geriatra Simone Lima, credenciada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), enfatiza a necessidade de formar uma rede de apoio desde cedo. Segundo ela, escolhas feitas na juventude podem definir a qualidade de vida na terceira idade, especialmente em um Brasil com crescente número de idosos. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a população acima dos 60 anos aumentou de 11,3% para 14,7% em dez anos.

Lima alerta para o perigo das decisões de curto prazo e sugere que relações duradouras com familiares e amigos são essenciais. Ela também destaca o problema do "etarismo", preconceito relacionado à idade, mencionando uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) na qual os idosos identificam porteiros como seus principais interlocutores, ajudando a combater a solidão.

O psiquiatra Bruno Brandão, em entrevista , ressaltou a importância dos porteiros no cotidiano dos mais velhos, auxiliando em limitações físicas e oferecendo companhia.

A médica lembra que, embora importante, a rede de apoio pode se desgastar com o tempo. As perdas são uma realidade do envelhecimento, incluindo a separação de amigos e familiares. No entanto, é crucial continuar construindo novos laços, seja em atividades como pilates, natação ou mesmo em encontros casuais na pracinha.

Simone conclui que manter relações significativas é fundamental, mesmo frente às adversidades da idade, e encoraja a resiliência e a sabedoria para enfrentar esses desafios.

Destaques