Falha expõe dados de 46 mil chaves Pix da Fidúcia

Banco Central confirma vazamento sem comprometer senhas ou saldos

Por Plox

19/03/2024 06h59 - Atualizado há cerca de 1 mês

Em um recente comunicado, o Banco Central do Brasil (BC) anunciou o vazamento de informações cadastrais pertencentes a 46.093 chaves Pix, associadas à Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia). Esse incidente marca o sexto vazamento de dados ligados ao sistema de pagamentos instantâneos desde seu início, em novembro de 2020.

AGÊNCIA BRASIL 

Detalhes do Incidente

De acordo com o BC, o vazamento resultou de "falhas pontuais" nos sistemas da instituição financeira. Felizmente, os dados expostos são de natureza cadastral e não incluem informações financeiras sensíveis, como saldos, senhas ou extratos, que permanecem sob proteção do sigilo bancário.

Medidas de Transparência e Prevenção

Apesar do potencial baixo impacto para os clientes afetados, o Banco Central optou por divulgar o incidente, reafirmando seu compromisso com a transparência. O BC enfatizou a importância de os clientes ficarem atentos exclusivamente aos avisos enviados através do aplicativo da Phi Pagamentos ou do internet banking da Fidúcia, desconsiderando outras formas de comunicação, como telefonemas, SMS e e-mails, que não serão utilizados para informar sobre o vazamento.

Ações Futuras e Contexto Histórico

O Banco Central assegurou que o caso está sob investigação e que medidas punitivas adequadas serão aplicadas, conforme determinado pela legislação, que pode incluir multas, suspensão ou até a exclusão do sistema Pix, dependendo da gravidade do incidente.

Destaques