'Cometa do Diabo' vai ser visto do Brasil neste fim de semana

Observação do cometa 12P/Pons-Brooks é aguardada com expectativa após sua passagem pelo Hemisfério Norte

Por Plox

19/04/2024 13h14 - Atualizado há 12 dias

A partir de domingo, 21 de abril, o 'Cometa do Diabo' estará visível em várias regiões do Brasil. O fenômeno ocorre devido à máxima aproximação do cometa ao Sol, conhecida como periélio.

Foto: X/@a_pleiade/Reprodução


Melhores condições de observação: Segundo Filipe Monteiro, pesquisador do Observatório Nacional, "desde o dia 7 de abril, observadores no Nordeste já registraram a passagem do cometa". A visibilidade primeiro nos estados mais ao norte é favorecida pela posição do cometa.
Necessidade de equipamento: A visualização a olho nu do cometa não é garantida devido à imprevisibilidade do brilho desses corpos celestes. Monteiro recomenda o uso de binóculos ou telescópios para uma melhor observação.
Interferência da Lua: A presença de uma Lua cheia pode dificultar a observação do cometa. O pesquisador aconselha que a melhor visibilidade ocorrerá algumas noites antes e depois da Lua cheia, quando o céu estará mais escuro.
Este raro evento astronômico ocorre a cada 71,3 anos, quando o cometa completa uma órbita ao redor do Sol, tornando-se mais brilhante à medida que se aproxima dele.

Destaques