Vacinação contra dengue será ampliada; saiba mais

Ministério da Saúde adota medida temporária para utilizar vacinas Qdenga antes de expirarem

Por Plox

19/04/2024 19h46 - Atualizado há 18 dias

O Ministério da Saúde decidiu ampliar o público-alvo da vacinação contra a dengue. Originalmente focada em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, a medida agora inclui pessoas de 4 a 59 anos, especialmente em locais onde há risco de perda de doses próximas ao vencimento em 30 de abril de 2024.

Foto:  Paulo H. Carvalho/Agência Brasil

Decisão dos gestores municipais

Gestores locais têm autonomia para estender a vacinação conforme a disponibilidade e a necessidade de uso das doses da vacina Qdenga, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Declaração oficial

Ethel Maciel, Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, anunciou nas redes sociais que a estratégia ampliada é temporária, visando evitar desperdícios de vacinas que expiram em breve. Garantiu também a segunda dose para quem se vacinar nesta fase.

Orientação aos municípios

Maciel enfatizou a importância de cada município verificar a situação de seu estoque e a faixa etária liberada para vacinação, incentivando a atualização das cadernetas vacinais das crianças para proteção contra a dengue.

Início da campanha

A campanha de imunização começou em fevereiro, distribuindo doses a 521 municípios. O foco inicial eram crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Prevenção contínua

Apesar da disponibilidade da vacina, o Ministério da Saúde ressalta que o controle do mosquito Aedes aegypti continua sendo essencial para a prevenção da dengue e outras doenças transmitidas por vetores, como chikungunya e zika. Recomenda-se medidas integradas de controle de vetores e prevenção pessoal nos domicílios para combater a reprodução do mosquito.

Destaques