Paciente que recebeu chip da Neuralink move mouse com o pensamento

Elon Musk, fundador da Neuralink, anunciou recentemente um avanço significativo na interação entre cérebro e computador

Por Plox

20/02/2024 14h09 - Atualizado há 2 meses

Um paciente, que em janeiro foi submetido à implantação de um chip cerebral desenvolvido pela Neuralink, agora é capaz de controlar um mouse de computador utilizando apenas seus pensamentos. Este marco foi compartilhado por Musk durante um evento na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter), onde enfatizou a completa recuperação do paciente sem efeitos adversos aparentes.

Foto: Reprodução/ Redes sociais

Este desenvolvimento abre novas possibilidades para a interação humano-computador, com Musk destacando a intenção de aprimorar a capacidade do paciente de realizar cliques com o mouse através do pensamento. O chip cerebral da Neuralink, em desenvolvimento desde 2016, visa estabelecer uma conexão direta entre o cérebro e dispositivos eletrônicos. O principal objetivo é traduzir a intenção de movimento do cérebro em comandos digitais, facilitando o controle de dispositivos sem o uso de membros.

Além de proporcionar uma nova forma de interação com tecnologia, Musk tem visões amplas para o futuro do chip, incluindo o potencial tratamento de várias condições e doenças, como obesidade, autismo, depressão, esquizofrenia, paralisias e doenças neurodegenerativas. A implantação bem-sucedida do primeiro chip em um ser humano, após a aprovação para testes clínicos, marca um passo significativo na realização desses objetivos ambiciosos.

 


 

Destaques