Gov.br atualiza reconhecimento facial e expande acesso a serviços digitais

Plataforma Federal amplia inclusão com novas funcionalidades de biometria para 152 Milhões de Usuários

Por Plox

21/03/2024 09h24 - Atualizado há cerca de 1 mês

A plataforma Gov.br, administrada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, introduziu uma importante atualização em seu sistema de reconhecimento facial. A novidade permite o uso da câmera traseira dos smartphones para a biometria dos cidadãos que buscam elevar seus níveis de segurança para prata ou ouro. A medida visa facilitar o acesso a cidadãos com dispositivos móveis antigos e a grupos com necessidades especiais, incluindo pessoas com deficiência, neurodivergentes, portadores de doenças neurodegenerativas e idosos. Atualmente, a plataforma reúne 152 milhões de usuários brasileiros e oferece mais de 4.200 serviços digitais.

 

A elevação para os níveis prata ou ouro é um requisito para acessar uma gama ampliada de serviços que podem otimizar o cotidiano dos brasileiros. Entre eles, destacam-se o sistema de declaração do Imposto de Renda 2024, informações sobre o PIS/Pasep, INSS, Receita Federal e o Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central. Segundo Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital, a simplificação do processo busca "facilitar a vida dos cidadãos", permitindo que um número maior de usuários tenha acesso pleno aos serviços oferecidos pelo aplicativo.

 

Como Registrar e Elevar o Nível de Segurança no Portal Gov.br

A criação de uma conta no Gov.br pode ser realizada por meio de computadores, tablets ou smartphones. Para dispositivos móveis, o processo é simplificado pelo uso da câmera, facilitando a comprovação da identidade do usuário e possibilitando o acesso aos níveis prata ou ouro com maior facilidade. Já os usuários existentes devem verificar a necessidade de atualização de seu nível de segurança através do app, sendo essa a maneira recomendada para a modificação.

 

Níveis de Segurança no Gov.br

  • Bronze: oferece acesso limitado a serviços digitais, com um nível básico de segurança.
  • Prata: habilita login único para uma quantidade maior de serviços, além de acesso completo ao app, contando com um nível alto de segurança.
  • Ouro: proporciona login único para todos os serviços digitais do governo, sem restrições de acesso, representando o nível máximo de segurança, especialmente para serviços com dados sensíveis.

Processo para Alcançar os Níveis Prata e Ouro

Usuários podem elevar seus níveis de conta diretamente pelo aplicativo, escolhendo entre várias opções para validação de identidade, incluindo biometria facial para quem possui cadastro no Denatran ou dados do Sigepe para servidores. A validação também pode ser realizada através do cadastro em bancos na internet, com o procedimento variando conforme a instituição financeira. Para o nível ouro, além do reconhecimento facial, é possível validar os dados através da biometria digital cadastrada no TSE, certificado digital compatível com ICP-Brasil ou QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

 

Destaques