Google amplia recursos para busca de benefícios sociais no Brasil

Iniciativa visa facilitar o acesso a informações confiáveis sobre serviços governamentais, incluindo Bolsa Família e seguro-desemprego

Por Plox

23/02/2024 09h42 - Atualizado há 2 meses

A busca por informações sobre benefícios sociais no Brasil tornou-se mais acessível graças à expansão de recursos pelo Google. Agora, ao pesquisar por serviços como Bolsa Família e seguro-desemprego, os usuários são recebidos com um painel no topo dos resultados, direcionando-os para conteúdos oficiais do governo federal. Esta semana, o Google anunciou a inclusão de mais serviços e benefícios governamentais em sua plataforma de busca, como Desenrola Brasil, Benefício de Prestação Continuada e Cadastro Único, entre outros.


Objetivo é oferecer informações úteis e confiáveis ao cidadãoMitchell Luo/Unsplash

Acessibilidade e Confiabilidade

O Google visa oferecer ao cidadão um caminho facilitado para acessar informações oficiais e confiáveis. Além dos serviços já mencionados, a iniciativa abrange o Bolsa Atleta, FGTS, Auxílio-Gás, Programa Universidade para Todos, Caminho da Escola e Lei de Incentivo ao Esporte. Essa expansão reflete o compromisso da empresa em colaborar com a rotina dos brasileiros, proporcionando orientações rápidas e seguras sobre como se tornar elegível ou solicitar os diversos serviços governamentais disponíveis.

Crescente Interesse

O interesse dos brasileiros por essas informações tem crescido significativamente, conforme indicam os dados do Google Trends. As buscas pela plataforma Gov.br aumentaram 90% no Brasil em cinco anos, e as consultas sobre o Bolsa Família quase triplicaram no mesmo período. Questões como elegibilidade, cadastro e aprovação estão entre as mais frequentes.

Continuidade e Expansão

Esta iniciativa do Google não é nova, tendo sido anunciada inicialmente no evento Google for Brasil no ano passado. Contou com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e inicialmente focou no Bolsa Família e no seguro-desemprego. Newton Neto, diretor de parcerias do Google para a América Latina, reforça o objetivo da empresa de continuar aprimorando os resultados de busca para incluir mais serviços e informações essenciais, visando um trabalho contínuo de atualização para atender às necessidades da população.

Destaques