Prazo para segunda parcela do IPVA termina hoje em Minas Gerais

Veículos com placas de final 9 e 0 devem efetuar pagamento até o final do dia; terceira parcela vence em março

Por Plox

23/02/2024 09h23 - Atualizado há 2 meses

O período para pagamento da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 está chegando ao fim em Minas Gerais. Proprietários de veículos com placas terminadas em 9 e 0 têm apenas até o final desta sexta-feira (23) para quitar o valor devido, caso tenham optado pelo parcelamento. A partir de 18 de março, inicia-se o vencimento da terceira parcela, começando pelos veículos de placas com final 1 e 2.


Escala de vencimentos da segunda parcela do IPVA termina nesta sexta (23)Marcelo Camargo | Agência Brasil

Como realizar o pagamento

Os contribuintes podem consultar o valor do IPVA pelo número do Renavam do veículo, acessando o site da Secretaria de Estado de Fazenda ou por meio do LigMinas, discando 155. Para o pagamento, as opções incluem os terminais de autoatendimento ou guichês de agentes arrecadadores autorizados como Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, entre outros. A novidade deste ano é a possibilidade de quitação via PIX, gerando um QR Code diretamente no site da Fazenda.

Expectativa de arrecadação e isenção para carros antigos

O governo estadual espera arrecadar R$10,6 bilhões com o IPVA este ano, um aumento de R$500 milhões em relação ao ano anterior. Em paralelo, tramita no Congresso uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa isentar do IPVA os carros com mais de 20 anos de fabricação. A medida, que será votada em breve, busca promover justiça fiscal, beneficiando proprietários de veículos mais antigos, que geralmente representam as camadas sociais com menor renda.

Destaques