PGR pede mais investigação sobre cartão de vacina de Bolsonaro

Paulo Gonet pede diligências adicionais no caso que envolve o ex-presidente e certificados falsos de covid-19

Por Plox

23/04/2024 18h11 - Atualizado há 6 dias

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou à Polícia Federal nesta terça-feira um aprofundamento nas investigações do ex-presidente Jair Bolsonaro relacionadas a uma fraude em certificados de vacinação contra a covid-19.


Foto:  Valter Campanato/Agência Brasil

Contexto: 

Bolsonaro, seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid, e outros 15 acusados foram indiciados pela PF no mês passado. O inquérito, já com os indícios, foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República para análise sobre uma possível denúncia contra os envolvidos.

Detalhes das investigações:

 Gonet destacou a necessidade de incluir laudos periciais de celulares e computadores apreendidos, além de buscar informações junto ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos. O foco é verificar se Bolsonaro ou membros de sua comitiva apresentaram certificados de vacinação durante sua entrada e estadia nos EUA.

Importância do caso: 

"É relevante saber se algum certificado de vacinação foi apresentado por Jair Bolsonaro e pelos demais integrantes da comitiva presidencial, quando da entrada e permanência no território norte-americano", afirmou Gonet.

Objetivo da fraude: 

As investigações apontam que a fraude tinha como finalidade facilitar a permanência de Bolsonaro nos Estados Unidos, que exigia comprovação de vacinação contra a covid-19 para estrangeiros.

Cronologia dos eventos: 

Bolsonaro viajou para os Estados Unidos em 30 de dezembro de 2022, um dia antes de encerrar seu mandato. Em 8 de janeiro de 2023, ocorreram invasões e depredações nas sedes dos Três Poderes no Brasil.

Destaques