Porcos são criados no Japão para transplantes humanos

Esse desenvolvimento visa atender à crescente demanda por transplantes e combater a crítica escassez de doadores no Japão

Por Plox

26/02/2024 11h02 - Atualizado há cerca de 2 meses

Em um avanço científico significativo, pesquisadores da PorMedTec, em colaboração com a universidade Meiji do Japão e a eGenesis, uma empresa de biotecnologia americana, desenvolveram porcos geneticamente modificados destinados a transplantes de órgãos para humanos. Esse desenvolvimento visa atender à crescente demanda por transplantes e combater a crítica escassez de doadores no Japão, onde apenas uma pequena fração dos solicitantes recebe um transplante.

Foto: Reprodução/ Pixabay

 

No início de fevereiro, três leitões foram clonados usando uma técnica avançada que modifica genes específicos para minimizar o risco de rejeição nos humanos. Essa inovação abre caminho para a realização de transplantes xenogênicos, que envolvem a transferência de órgãos entre espécies diferentes. Com o transplante de rins como um dos primeiros alvos, espera-se iniciar testes clínicos desses transplantes entre porcos e humanos até 2025.

A técnica de transferência nuclear de células somáticas foi empregada para criar os porcos, com óvulos fertilizados implantados em uma mãe substituta que os gestou até o nascimento por cesariana. Após a confirmação de seu desenvolvimento satisfatório, os animais serão disponibilizados para instituições médicas japonesas para pesquisa clínica.

Além disso, a equipe planeja começar a pesquisa sobre o xenotransplante de porcos para macacos ainda este ano, como um passo adicional para resolver a escassez de doadores de órgãos no país. Este progresso não apenas marca um marco para a ciência japonesa mas também representa uma esperança futura para a aplicação clínica de transplantes xenogênicos no Japão.


 

Destaques