Imposto de Renda 2024: Saiba o que é dedutível em educação

Entenda as regras da Receita Federal sobre deduções educacionais para evitar erros na declaração

Por Plox

27/02/2024 07h15 - Atualizado há 2 meses

Com o início da temporada de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 em 15 de março, estendendo-se até 31 de maio, contribuintes buscam esclarecimentos sobre as possibilidades de deduções por gastos com educação. Esta é uma área frequentemente cercada de dúvidas, principalmente sobre o que pode ou não ser incluído na declaração.

Foto: Pixabay/Reprodução

Um equívoco recorrente entre os contribuintes é a tentativa de deduzir despesas com cursos de idiomas, como aulas de inglês. Entretanto, nem todos os gastos com educação são dedutíveis. Despesas como material escolar, cursos de idiomas, cursos de extensão, cursos livres ou cursinhos preparatórios não são elegíveis para dedução. A Receita Federal permite a dedução apenas de despesas com instituições de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação ou técnico.

Esta limitação pode causar confusões, levando alguns a declararem erroneamente essas despesas, o que pode resultar na inclusão do contribuinte na malha fina. É crucial que os contribuintes estejam cientes dessas regras para evitar complicações com a Receita Federal. A orientação é sempre verificar as normas vigentes e, em caso de dúvidas, consultar um especialista em tributação ou acessar as diretrizes no site oficial da Receita Federal.

Destaques