Inteligência artificial da UFMG na mira do Aedes Aegypti

Ferramenta pioneira promete identificar focos de infestação do mosquito transmissor da dengue

Por Plox

29/02/2024 07h39 - Atualizado há cerca de 2 meses

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Sheffield, do Reino Unido, criou uma inovadora ferramenta de Inteligência Artificial (IA) capaz de detectar focos do mosquito Aedes aegypti em áreas urbanas. Este avanço representa uma nova estratégia para direcionar as ações de combate à dengue, otimizando os esforços dos agentes de saúde pública.

DIVULGAÇÃO/UFMG

Uma Nova Estratégia no Combate à Dengue

Jefersson Alex dos Santos, coordenador do projeto na UFMG, destaca a importância desta tecnologia: "Os agentes de saúde são obrigados a cobrir grandes áreas urbanas com recursos limitados. Nosso estudo propõe um método mais eficiente, utilizando fatores ambientais para priorizar as áreas que necessitam de maior atenção". Este enfoque não apenas economiza recursos mas também torna a luta contra a dengue mais eficaz.

Como Funciona a Ferramenta

A IA desenvolvida pela UFMG analisa imagens aéreas e de fachadas de residências para identificar regiões com alto índice de infestação do mosquito. Esta abordagem permite uma predição mais precisa dos focos de dengue, guiando as intervenções dos agentes de saúde de maneira mais estratégica. "Essa é apenas uma parte do processo. A decisão final será baseada na combinação desses dados com outras variáveis ambientais", explica Santos.

Perspectivas Futuras

O estudo, que detalha o desenvolvimento e a eficácia dessa ferramenta, está atualmente sob revisão para publicação. A expectativa é que, com o apoio do poder público, essa tecnologia possa ser aplicada não apenas em cidades brasileiras mas em qualquer lugar do mundo afetado pela dengue.

Avanços na Vacinação Contra a Dengue

Além da ferramenta de IA, a UFMG também está trabalhando em duas novas vacinas contra a dengue, prometendo custos até 50% inferiores aos da vacina importada atualmente disponível no Brasil. Estes projetos, se bem-sucedidos, podem representar um grande avanço na prevenção da doença.

Situação da Dengue em Minas Gerais

Minas Gerais enfrenta um desafio significativo com 108.589 casos confirmados de dengue e 35 mortes registradas. A situação em Belo Horizonte é particularmente preocupante, com um aumento de 60% nos casos em apenas uma semana, somando 7.665 confirmações e sete óbitos. A luta contra a dengue exige uma abordagem multifacetada, envolvendo tecnologia, pesquisa e intervenção pública.

Destaques