A tradição católica da abstinência de carne durante a Semana Santa

Reflexão e penitência: o significado por trás da abstinência de carne na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa

Por Plox

29/03/2024 10h49 - Atualizado há 27 dias

A tradição de não comer carne na Semana Santa, especialmente na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa, é uma prática profundamente enraizada entre os católicos. Esta abstinência simboliza um ato de penitência e reflexão, remetendo aos sacrifícios feitos por Jesus. Originária das tradições judaicas, esta prática foi adotada pelo cristianismo, sob orientação da Igreja Católica, como uma maneira de preparar os fiéis para a celebração da Páscoa, o evento mais significativo do calendário católico.

 Foto: GETTY IMAGES

Abstinência e jejum: práticas de fé e introspecção

Dias de Abstinência: A Igreja Católica reserva a Quarta-Feira de Cinzas e a Sexta-Feira Santa como dias especiais de abstinência de carne vermelha e frango, sugerindo o peixe como alternativa. Além disso, orienta que todas as sextas-feiras do ano sejam observadas como dias de abstinência, exceto quando coincidirem com grandes solenidades religiosas.

Significado Profundo: A abstinência de carne visa não apenas a mortificação do corpo como forma de penitência, mas também o estreitamento da relação dos fiéis com os mistérios da fé cristã, em especial a morte e ressurreição de Jesus. O padre Bruno Moreira, vigário episcopal da Região Metropolitana de São José na Arquidiocese de Fortaleza, destaca que a Sexta-Feira Santa, em particular, é um dia para relembrar a crucificação de Jesus, recomendando-se, além da abstinência, o jejum.

Jejum Diferenciado: O jejum católico se distingue da abstinência de carne, envolvendo a limitação a uma única refeição completa por dia, com as demais sendo substituídas por pequenos lanches. Este ato é visto como uma forma de união com o sacrifício de Jesus na cruz.

Alternativas e Dispensas

Dispensas da Prática: Reconhecendo as limitações individuais, a Igreja isenta da obrigatoriedade do jejum e da abstinência de carne aqueles entre 15 e 60 anos ou com condições de saúde específicas. O padre Moreira enfatiza a importância da saúde e sugere que atos de caridade possam substituir o jejum e a abstinência para aqueles impossibilitados de observá-los.

Caridade como Alternativa: Para os católicos que não conseguem praticar a abstinência de carne, especialmente em outras sextas-feiras do ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil propõe a realização de obras de caridade e exercícios de piedade como substitutos válidos.

Destaques