Jovem mineira busca apoio para brilhar em competição de matemática em Nova York

Apelo por recursos: Estudante necessita de financiamento para competir internacionalmente

Por Plox

29/03/2024 08h09 - Atualizado há cerca de 1 mês

Paula Xavier Ramalho, uma promissora estudante de 17 anos de Belo Horizonte, encontra-se diante de uma oportunidade única: representar o Brasil na prestigiada Olimpíada de Matemática Copernicus em Nova York, Estados Unidos. No limiar de concluir o Ensino Médio, Paula já se destacou em diversas competições acadêmicas, acumulando medalhas e aprovações em programas internacionais de renome. No entanto, a falta de recursos financeiros tem sido um obstáculo constante em sua trajetória.

crédito: Divulgação

Desafios e conquistas

Desde cedo, a vida impôs desafios significativos a Paula. A perda do pai aos 8 anos e da avó em 2018, somadas à limitação financeira da família, não detiveram seu ímpeto acadêmico. Bolsista em uma escola particular, ela nunca deixou que as adversidades abalassem seu desejo de crescer intelectualmente. Além das medalhas nacionais, Paula já foi aceita em programas internacionais como o curso de verão do The New York Times e o Yale Young Global Scholars, mas só pôde participar do último virtualmente devido a uma bolsa integral.

Sonhos e aspirações

Com aspirações de se tornar jornalista, Paula enxerga na Olimpíada de Matemática não apenas uma chance de aprimorar seus conhecimentos, mas também de representar a excelência educacional brasileira no cenário global. Ela destaca o potencial ignorado da educação no Brasil, apesar de sua capacidade de produzir talentos notáveis.

Um apelo por apoio

Consciente dos desafios financeiros, Paula recorre a doações para cobrir os custos da competição, estimados em R$ 25 mil, incluindo inscrição, acomodação, transporte, visto e outras despesas. Seu esforço para contribuir com as despesas domésticas, por meio de aulas particulares desde o 6º ano, reflete seu comprometimento e determinação.

A jovem, que será a primeira de sua família a ingressar no ensino superior, vê na educação um caminho para transformação e sucesso. Os incentivos de professores e familiares têm sido fundamentais em sua jornada, reforçando sua motivação para alcançar seus objetivos e fazer a diferença.

Destaques