Veterinária orienta sobre cuidados com pets durante fogos de artifício na virada do ano

Dicas para prevenir estresse e riscos à saúde dos animais no Réveillon são destacadas por especialista

Por Plox

30/12/2023 20h33 - Atualizado há 4 meses

O barulho intenso dos fogos de artifício, tradicionalmente associado às celebrações de Ano Novo, representa um desafio significativo para a saúde e bem-estar de animais de estimação. Cães e gatos, com sua sensibilidade auditiva muito superior à dos seres humanos, podem experimentar extremo estresse e medo, chegando a situações de risco como convulsões.

Foto: Internet/Reprodução 

Segundo Carla Maion, médica veterinária entrevistada pelo portal O TEMPO, existem várias medidas que tutores podem adotar para minimizar o impacto desses sons em seus pets. Uma das recomendações fundamentais é a presença do tutor junto ao animal, proporcionando-lhe companhia e tranquilidade durante os momentos de maior barulho. Para animais que ficarão sozinhos devido a compromissos dos tutores, Maion sugere que sejam deixados em locais seguros e fechados, evitando áreas onde possam se esconder e ficar presos.

Outras orientações incluem a realização de atividades físicas com o pet durante o dia 31 para que estejam mais relaxados à noite. "Leve-o para passear, canse o seu animal para que ele esteja com sono, de preferência dormindo, na hora da virada", aconselha a veterinária. Além disso, recomenda-se ligar a televisão ou colocar música ambiente para distrair os animais do barulho externo.

Uma medida adicional sugerida é a colocação de algodão nos ouvidos dos pets durante a queima de fogos. "Se for fazer isso, é importante que o tutor esteja ao lado do animal e retire o algodão assim que os fogos terminarem", alerta Maion.

Em casos mais graves, onde o pet apresenta sinais de ofegância, vômitos, movimentos irregulares ou perda de consciência, a busca por ajuda profissional se faz necessária. "Existem alguns animais que sofrem mais com esses barulhos e, nestes casos, há remédios que podem acalmá-los. Mas essas medicações só podem ser prescritas por um profissional", esclarece Carla Maion, enfatizando a necessidade de acompanhamento veterinário para situações extremas.

Destaques