ter, 10/01/2017 - 13:21

Secretaria de Esportes anuncia volta do JIMI ao calendário esportivo

Competição – que por cinco anos se chamou Jogos de Minas – contará exclusivamente com municípios do interior do estado. Cidades já podem se candidatar para sediar o evento

Atendendo aos pedidos dos municípios, os Jogos do Interior de Minas (JIMI) estão de volta. A competição, substituída desde 2012 pelos Jogos de Minas Gerais, volta ao calendário da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) em 2017 em seu formato original.

“Essa mudança visa atender os interesses dos participantes que solicitaram, nos últimos anos, o retorno do evento no formato como era na década de 1980. A intenção de contar apenas com participantes do interior começou a ser formulada pelo ex-secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, e neste ano, conseguimos concretizá-la”, explica o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi.

Outra novidade é a possibilidade de atletas não federados participarem dos Jogos, bem como os federados. “A filiação às federações esportivas não será uma condição para que a equipe ou o atleta estejam na competição neste ano. Queremos garantir, dessa forma, um acesso maior de atletas, uma melhor integração entre os municípios e o aumento da possibilidade de surgimento de novos talentos”, destacou Sapi.

Para o secretário, o retorno do formato tradicional do evento soma-se às conquistas da Seesp desde a sua criação de forma independente. “O retorno do JIMI será, com certeza, uma grande conquista para este governo, porque vai ao encontro do que os municípios desejavam. Vamos trabalhar para que possamos retomar o grande número de participantes como era no passado, quando contamos com mais de 25 mil atletas”, concluiu.

JIMI terá três etapas
Em 2017, o JIMI é realizado em três etapas: microrregional, regional e estadual. A primeira delas terá início em abril, com as disputas das modalidades coletivas nos naipes masculino e feminino: basquete, futsal, handebol e voleibol. A segunda etapa será realizada em junho, com as mesmas modalidades. Já a etapa estadual acontece em dois momentos: em setembro, serão executadas as modalidades coletivas. Diferente do que aconteceu em 2016, as equipes classificadas serão agrupadas em apenas uma divisão.

Já em outubro, serão realizadas as disputas dos esportes individuais e paralímpicos: atletismo (paralímpico e convencional), natação (paralímpica e convencional), ciclismo speed, ciclismo mountain bike, natação, judô, karatê, taekwondo, xadrez, bocha paralímpica e basquete em cadeira de rodas. As inscrições para municípios e atletas interessados em participar do JIMI serão abertas em fevereiro. Até o final do mês de janeiro será divulgado o regulamento dos Jogos. Criado em 1985, o JIMI chega este ano à sua 33ª edição.

Publicado Cadernos de Encargos
Foram publicados, na última semana, os Cadernos de Encargos para as três etapas do JIMI. Os municípios interessados em sediarem alguma das fases da competição podem se inscrever até 27 de janeiro. Para isso, é necessário preencher os formulários disponíveis no site e enviá-los à Superintendência de Programas Esportivos da Seesp.

Endereços para envio dos projetos de sediamento do JIMI até 27 de janeiro:
Diretoria de Eventos Esportivos
Secretaria de Estado de Esportes
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 – Prédio Minas - 8º andar
Bairro Serra Verde – Belo Horizonte/MG
CEP: 31.630-901.

qua, 29/03/2017 - 17:57

Governo de Minas Gerais abre as inscrições para o JEMG 2017

Municípios devem ficar atentos às datas das microrregionais para saberem quando termina prazo para garantir a participação nos Jogos
qua, 29/03/2017 - 17:15

Inscrições abertas para Corrida Rústica São Sebastião de Timóteo

A corrida terá a participação de crianças, adolescentes e adultos. O percurso principal terá 8 km.
qua, 29/03/2017 - 15:24

Atleta do Vale do Aço recebe medalha olímpica

Oito anos após o quarto lugar na prova de Revezamento 4x100, Lucimar irá coroar a sua jornada. A descoberta de dopping das Russas, nas Olimpíadas de Pequim (2008), fez com que a equipe brasileira herdasse o bronze olímpico
sex, 24/03/2017 - 18:30

Prefeitura de Ipatinga trabalha para ampliar atividades na área do kartódromo

A proposta da atual administração é tornar a área do Kart Clube um ambiente aberto para toda a população