qua, 11/01/2017 - 15:58

Vereadores de Belo Oriente afirmam encontrar dívidas da antiga gestão

Além disso, prédio do Legislativo está em "condições precárias", afirmam parlamentares

Os vereadores de Belo Oriente já inciaram os trabalhos da nova gestão. Os trabalhos só iniciam no dia primeiro de fevereiro, quando está agendada a primeira sessão ordinária desta legislatura, mas desde que foram eleitos vem se reunindo sistematicamente na Câmara Municipal com a presidente Nacife Menezes para traçar um planejamento para as próximas ações.

O primeiro passo decidido pela presidente Nacife Menezes, com a maioria dos vereadores, é “arrumar a casa”. Para isso a equipe técnica da Câmara de Vereadores, assim como ocorre na administração municipal, vem fazendo um levantamento criterioso da real situação no Legislativo.

De acordo com os levantamentos, os primeiros números revelados não são animadores. Apenas as dívidas com o INSS, funcionários e ex-servidores aproximam-se de R$ 400 mil. “Lamentavelmente, a gestão anterior nem mesmo exonerou seus cargos de confiança, comprometendo a vida dessas pessoas que esperavam receber suas rescisões contratuais, e também os serviços no Legislativo”, contaram os vereadores.

Além das dívidas herdadas, também surpreenderam de forma negativa as condições de trabalho que encontraram no prédio do Legislativo. Os problemas vão desde ao banheiro masculino desativado por falta de rede de esgoto, passando pela porta central de vidro quebrada aos aparelhos de ar-condicionado sem funcionar.

Porta central de vidro quebrada. Foi necessário improvisar com papelão e adotar medidas de segurançaBanheiro no Plenário desativado por falta de rede de esgotoParte elétrica e fios de internet estavam danificados e sem a mínima segurança

No município, em dia de reunião com forte calor, como neste período da estação, nem mesmo os vereadores aguentavam ficar o tempo todo no plenário, o que comprometia a presença do eleitor para acompanhar as votações. O plenário do Legislativo também é utilizado por entidades e reuniões escolares.

Aparelhos de ar-condicionado não estão funcionando

Diante dos problemas e as dificuldades financeiras encontradas, a presidente Nacife Menezes convidou todos os vereadores eleitos para uma reunião esta semana. Nove dos onze eleitos compareceram: Wagner das Graças “Vaguinho da Borracharia” (PSDB), Edson Celso “Disson” (PMN), Cyrfarney Lourenco “Fá” (PSDB), José Peres de Araújo, o “Zé Pires” (PC do B), Juscélio Luna (DEM), Fábio Gomes Rosa “Kará” (PMDB), Edmar Rosa de Araújo (PCdo B) e Alfredo do Lori (PT). Todos concordaram e aprovaram as primeiras decisões adotadas pela presidente da Casa, Nacife Menezes, que anunciou medidas administrativas urgentes que incluem contenção de despesas para o funcionamento mínimo do Legislativo.

Presidente da Câmara, Nacife Menezes, apresentou propostas para sanear a Câmara

“Nossa prioridade é fazer uma gestão com responsabilidade e para isso temos que contar com uma equipe técnica com servidores preparados e comprometidos com o atendimento às demandas da população. E neste sentido temos que oferecer condições necessárias para desempenharem este trabalho”, disse Nacife Menezes antecipando seu compromisso com o servidor público e com a comunidade. Os ex-servidores que não receberam da gestão anterior deverão ser informados sobre as rescisões contratuais dentro de um escalonamento que será elaborado. O mesmo procedimento será adotado para quem possui férias vencidas.

Para iniciar os trabalhos na Câmara, dia primeiro de fevereiro, a presidente também adotou medidas imediatas em consenso com todos os vereadores para receber os eleitores. Os técnicos verificarão e consertando os aparelhos de ar-condicionado no plenário. As demais instalações onde possuem aparelhos seguirão um cronograma com base no orçamento. A comunicação também voltará a funcionar. Em todos os gabinetes dos vereadores, os cabos de internet e telefone foram encontrados danificados. Os reparos serão feitos, assim como substituída a porta central de vidro quebrada.

Contenção de despesas
Para quitar as dívidas e administrar a Câmara com responsabilidade, outras medidas serão adotas pela nova Mesa Diretora composta ainda pelos vereadores Vaguinho - vice, José Peres - primeiro secretário, e Juscélio Luna, segundo secretário, que admitiram ficar assustados com a situação encontrada. Surpresa até mesmo para quem foi reeleito como o próprio José Peres, Kará e Edmar. “Consideramos desrespeitoso o quadro deixado para esta legislatura, principalmente em relação às dívidas com os servidores”, disseram.

Dentre as propostas apresentadas pela presidente Nacife Menezes e aprovadas pelos demais vereadores numa nova realidade no Legislativo que pretende implantar um modelo de gestão transparente e responsável estão a redução de salários de alguns cargos de comissão; negociação com redução de valores de serviços prestados na Câmara; democratização do serviço público na Câmara Municipal com divulgação dos trabalhos no Legislativo e medidas de transparência dos gastos públicos. Uma medida já foi adotada de imediato – contratação de novos servidores (nesta gestão cada parlamentar só tem direito a três assessores – era oito), só a partir de fevereiro. “Não é justo e nem responsável contratar num período de recesso considerando o quadro que encontramos no Legislativo”, pontuou Nacife.

Outra proposta aplaudida por todos os vereadores é a acessibilidade aos cadeirantes na Câmara para atendimento dos vereadores. Com gabinetes no terceiro andar do prédio, os vereadores se dispuseram a atender no hall da Câmara, onde será disponibilizada uma sala.  “O nosso objetivo é humanizar o atendimento, o que significa que o ser humano é uma pessoa que precisa de contato visual, de um sorriso, de expressões faciais. Tem dúvidas e precisa de respostas”, argumentou a presidente da Câmara de Vereadores Nacife Menezes. Educadora e única mulher eleita para esta legislatura, Nacife aproveitou e parabenizou todos os vereadores que se se uniram em torno de um projeto maior para a população de Belo Oriente. “Estamos unidos para somar e ajudar. Nossas decisões são democráticas e pensando no coletivo que é a nossa população. Juntos somos mais”.

seg, 20/02/2017 - 18:08

Deputado visita Ipatinga e anuncia repasses à Prefeitura

Eros Biondini se encontrou com o prefeito Sebastião Quintão; emendas são para a área da Saúde e Infraestrutura
seg, 20/02/2017 - 15:57

Comissão da reforma da Previdência ouve ministro e presidente do INSS

Colegiado da Câmara dos Deputados tem duas audiências públicas agendadas para esta semana
seg, 20/02/2017 - 14:32

Secretário de Segurança recebe Celinho do Sinttrocel e lideranças da região

O deputado agradeceu ao secretário Sérgio Menezes a rapidez com que o seu pedido de Audiência foi atendido
seg, 20/02/2017 - 07:36

Lula lidera com 30,5% dos votos em eventual disputa em 2018, diz pesquisa CNT

Lula apresenta hoje 30,5% das intenções de votos contra 11,8% de Marina Silva; 11,3% do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).