sab, 13/05/2017 - 09:57

Ataque hacker global afeta 74 países, incluindo o Brasil

"O maior número de tentativas de ataque foi detectado na Rússia", destacou a fonte.

A empresa russa de segurança cibernética Kaspersky estimou nesta sexta-feira (12) em mais de 45 mil o número de ataques cometidos por hackers usando vírus do tipo ransomware, que afetou infra-estruturas de informática em 74 países. "As cifras continuam aumentando inusitadamente", disse Costin Raiu, diretor da Equipe de Pesquisa e Análise Global da Kaspersky, no Twitter. As informações são da agêmcia EFE.

Ele disse que as mensagens do ciberataque, que afetou países como Espanha, Reino Unido, Turquia, Ucrânia, Brasil e Rússia, foram escritas em romeno, mas não por um nativo.

A Kaspersky, que produz softwares de segurança cibernética, enviou à Efe um comunicado no qual diz que identificou o rootkit (tipo de software malicioso, programado para se ocultar no sistema sem ser encontrado pelo usuário ou por antivírus) utilizado para efetuar o ciberataque. O rootkit é: (MEM:Trojan.Win.64.EquationDrug.gen).

Segundo a nota, o ataque indiscriminado aconteceu através de um sistema de propagação que utiliza uma vulnerabilidade detectada nos sistemas operacionais da Microsoft. O comunicado destaca que os hackers exigem como recompensa US$ 600 em bitcoins.

"O maior número de tentativas de ataque foi detectado na Rússia", destacou a fonte.

 

qui, 01/06/2017 - 10:35

Maior avião já construído sai do hangar nos EUA

Utilizando seis turbinas, o avião de 227 toneladas foi projetado para lançar satélites - e levar humanos, algum dia - em órbitas baixas da Terra
ter, 30/05/2017 - 10:46

Smartphone pode viciar quatro em cada dez pessoas, diz estudo

Estudo da UFMG adaptou ferramenta de Taiwan para verificar possibilidade de dependência
sab, 27/05/2017 - 10:50

Anatel deverá bloquear celulares sem certificação

Antes de bloquear os celulares, as operadoras deverão avisar os clientes que têm aparelhos não regularizados e, somente, após 75 dias poderão bloqueá-los.
qui, 25/05/2017 - 13:55

Novo recurso do Instagram permite ‘esconder’ fotos

Assim, as imagens ficam arquivadas e indisponíveis para os outros usuários. Para usar a ferramenta, é preciso escolher uma foto e clicar nos três pontinhos do canto superior direito – uma janela com opções será aberta na tela com a opção “arquivar”.