Haddad indica Guilherme Mello para diretoria vaga do Banco Central

Secretário de Política Econômica precisa passar por sabatina e aprovação do Senado após indicação formal de Lula; escolha ocorre com a Selic mantida em 15% ao ano

01/02/2026 às 15:39 por Redação Plox

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou o secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, para uma das diretorias vagas do Banco Central (BC) desde 2025. O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Foto: Washington Costa/MF


A informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas de Mello e de Haddad. Ambos foram procurados, mas não se manifestaram.

Indicação depende de aval do Senado

A eventual nomeação de Mello pelo presidente ainda precisa ser aprovada pelo Senado, que sabatinará o economista após a formalização da indicação pelo Planalto. O Comitê de Política Monetária (Copom) é composto pelo presidente e pelos diretores do Banco Central, responsáveis pelos votos que definem a taxa básica de juros.

A escolha de um economista ligado ao círculo de confiança do PT ocorre em um cenário de manutenção da taxa de juros em 15% ao ano pelo Copom.

Economista ligado ao plano de governo de Lula

Mello integrou o grupo de economistas que elaborou o plano de governo de Lula nas eleições de 2022, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT. O documento criticava os aumentos da taxa Selic promovidos pelo Banco Central naquele período.

O economista foi anunciado para a Secretaria de Política Econômica por Fernando Haddad ainda durante a transição, após a vitória de Lula sobre Jair Bolsonaro. Desde então, manteve posicionamentos críticos em relação ao nível dos juros ao representar o governo em eventos públicos.

É evidente que o nível de juros, da taxa de juros básica no Brasil, é restritivo e elevado e inibe não só a captação da caderneta de poupança como a própria concessão de crédito em diferentes modalidade, e dificulta o mercado de crédito imobiliário”, afirmou durante o evento CNN Talks, que discute o crédito para o Brasil.

CNN Talks

Formação acadêmica e produção intelectual

O secretário é mestre em Economia Política pela PUC de São Paulo e doutor em Ciência Econômica pela Unicamp, onde leciona e coordena o programa de pós-graduação em desenvolvimento econômico.

Entre suas áreas de estudo estão políticas monetárias não convencionais, de acordo com seu currículo. Mello é autor de teses como “A pós-grande indústria capitalista e a questão do valor: uma abordagem marxista”, de mestrado, e “Os derivativos e a crise do subprime: o capitalismo em sua quarta dimensão”, de doutorado.

Estadão Conteúdo

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a