Petro diz que não reconhece resultado preliminar da eleição na Colômbia
Pré-contagem apontou vantagem de Abelardo de la Espriella sobre Iván Cepeda, e disputa vai ao segundo turno em 21 de junho; números ainda passarão por escrutínio oficial.
01/06/2026 às 11:43por Redação Plox
01/06/2026 às 11:43
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou que não reconhece como definitivo o resultado preliminar da eleição presidencial realizada no domingo (31), depois que a pré-contagem indicou vantagem do opositor Abelardo de la Espriella sobre o governista Iván Cepeda. Como nenhum candidato alcançou maioria suficiente, a disputa seguirá para o segundo turno, marcado para 21 de junho.
Petro contesta pré-contagem na Colômbia após opositor liderar 1º turno.
Foto: Departamento Nacional de Planeación
Resultado preliminar aponta De la Espriella à frente
Com 100% das mesas informadas na pré-contagem divulgada pela Registraduría Nacional do Estado Civil, De la Espriella terminou em primeiro lugar, com 43,74% dos votos, o equivalente a 10.361.499 votos. Cepeda, candidato do Pacto Histórico, bloco do atual governo, ficou com 40,90%, somando 9.688.361 votos. A diferença entre os dois foi de 673.138 votos.
Na Colômbia, a pré-contagem tem caráter informativo e não substitui o escrutínio oficial, que é conduzido por comissões eleitorais. Petro afirmou que aceitará apenas os resultados considerados vinculantes pelas autoridades responsáveis pela apuração oficial.
Petro aponta suposta divergência no sistema
O presidente colombiano alegou que o sistema usado na contagem teria sido alterado na semana anterior à votação e afirmou haver cerca de 800 mil registros eleitorais adicionais em relação ao censo oficial. A suspeita levantada por Petro envolve a atuação de empresas privadas responsáveis por etapas tecnológicas do processo, entre elas a Thomas Greg & Sons.
As alegações ainda dependem de verificação pelas autoridades eleitorais. Cepeda também disse que sua campanha vai analisar possíveis discrepâncias antes de se manifestar sobre o resultado preliminar, citando indícios de votação atípica em algumas seções.
Oposição reage e pede acompanhamento internacional
De la Espriella criticou a posição do governo e defendeu o reconhecimento da votação divulgada no domingo. Em discurso após a pré-contagem, o candidato opositor afirmou que países democráticos e os Estados Unidos deveriam acompanhar o segundo turno.
A eleição colombiana ocorre em ambiente de forte polarização. Petro, primeiro presidente de esquerda da história recente do país, não pode disputar a reeleição. O resultado de 21 de junho definirá se a Colômbia manterá o projeto político ligado ao Pacto Histórico ou se adotará uma guinada à direita sob De la Espriella.
O processo segue agora para a fase de escrutínio oficial e para a campanha do segundo turno. Até a conclusão dessa etapa, os números da pré-contagem continuam sendo tratados como preliminares.